Bion de Borístenes

Viveu entre 335-245. Filho de um escravo liberto que comerciava peixe salgado; sua mãe era, originalmente, uma prostituta; ele foi vendido com sua família depois que seu pai trapaceou com os impostos. Foi comprado por um rétor e recebeu formação em retórica. Depois da morte de seu senhor, foi para Atenas, onde pôde se beneficiar de uma ampla formação filosófica geral: primeiro, na Academia com Xenócrates e Crates, depois com os cínicos, os cirenaicos (como discípulo de Teodoro, o Ateu) e, por fim, com os peripatéticos como seguidor de Teofrasto. D.L. 2.77 atribui a ele algumas diatribai e isso deu origem à idéia de que ele pdoeria ter sido o criador da forma literária da diatribe.

Cf. RE 3.1 (1897) cols. 483-85 (von Arnim); Dpha B 32.

Enfermeiro formado pela UFRJ. Pós-graduado em saúde mental. Humanista. Áreas de interesse: Cinismo; materialismo francês; Sade; Michel Onfray; ética. Idealizador e escritor do Portal Veritas desde dez/2005.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Caro leitor do Portal Veritas, ao escrever uma consideração, algumas medidas devem ser observadas.

Considerações sobre uma publicação APENAS devem ser tecidas na publicação relativa. Toda e qualquer consideração sem relação não será aceita pela gerência.

Caso haja necessidade de escrever algo sem nenhuma relação específica com qualquer publicação, utilize o LIVRO DE VISITAS, anunciado no menu do portal. Nele serão aceitas sugestões, comentários, críticas, considerações diversas sobre vários temas.

Em necessidade de contato com a gerência de modo privado, sugerimos o FALE CONOSCO, também no menu. Todas as mensagens são devidamente respondidas.

Agradecemos pela colaboração!


Breno Lucano
Gerente do Portal Veritas