Segundo, o Filósofo Silencioso

Filósofo cínico do início do século II d.C. Conhecido apenas por uma vita lendária, anônima. Depois da morte de sua mãe, pela qual ele foi responsável, impôs a si mesmo um voto de silêncio e foi, por isso, representado como um pitagórico. Assim, diz-se que, no final de seus estudos, ele retornou à sua terra natal, "exibindo o ascetismo do cão, carregando um bastão e um alforje e deixando os cabelos e a barba crescerem." O imperador Adriano tentou em vão fazê-lo romper o voto de silêncio, embora ele de fato tenha concordado em responder a vinte perguntas do imperador sobre temas filosóficos. Essas perguntas estão preservadas juntamente com a vita anônima. Poderíamos indagar se Segundo deveria ser identificado com o rétor ateniense de mesmo nome, que era conhecido como "o Chefe", professor de Herodes Ático, mencionado por Filóstrato (Vidas dos Sofistas 1.26). Em RE 2A1 (1921) col. 922, Fluss dedica um curto artigo a Segundo de Atenas, o filósofo do século I, sem mencionar o problema; porém, em RE Supl. 8 (1956) s.v. "Zweite Sophistik", col. 767, R. Gerth identifica as duas figuras como sendo uma só, sem dar nenhuma justificativa.


Enfermeiro formado pela UFRJ. Pós-graduado em saúde mental. Humanista. Áreas de interesse: Cinismo; materialismo francês; Sade; Michel Onfray; ética. Idealizador e escritor do Portal Veritas desde dez/2005.

4 comentários :

  1. Legal sempre é bom abrangir nossos conhecimentos sobre história e filosofia...

    http://candrevasblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Legal!
    Um filósofo que deu a si mesmo um voto de silêncio.
    Muito interessante.
    Vo tentar encontrar as respostas e perguntas sobre o que ele você citou aí!


    www.renansparrow.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Quero saber mais sobre este filósofo. Filosofar é sempre bom. Quais eram os pensamentos dele a cerca da realidade e da linguagem?

    ResponderExcluir
  4. Cara! Parabéns pelo post! Seu blog é ótimo!

    Mas vim mesmo é agradecer pelo maravilhoso comentário q vc deixou em meu post "GAY". Um comentário inteligente e reflexivo!

    O filme q vc sugeriu, Prayes for Bobby, eu assisti semana passada! E como eu me emocionei! Foi por causa desse filme q me veio na cachola fazer um post com essa essência!

    Grande abraço e sucesso com esse teu espaço!

    ;)

    www.nadesordem.blogspot.com

    ResponderExcluir

Caro leitor do Portal Veritas, ao escrever uma consideração, algumas medidas devem ser observadas.

Considerações sobre uma publicação APENAS devem ser tecidas na publicação relativa. Toda e qualquer consideração sem relação não será aceita pela gerência.

Caso haja necessidade de escrever algo sem nenhuma relação específica com qualquer publicação, utilize o LIVRO DE VISITAS, anunciado no menu do portal. Nele serão aceitas sugestões, comentários, críticas, considerações diversas sobre vários temas.

Em necessidade de contato com a gerência de modo privado, sugerimos o FALE CONOSCO, também no menu. Todas as mensagens são devidamente respondidas.

Agradecemos pela colaboração!


Breno Lucano
Gerente do Portal Veritas