Wall Street

Por Breno Lucano

Em seu livro A Metafísica da Felicidade Real, Alain Badiou enumera aqueles que seriam os obstáculos para a felicidade, a saber: o reino da mercadoria; o reino da comunicação; a universalidade monetária; e a especialização produtiva e técnica. Esses quatro elementos são angariados pelo cálculo da segurança pessoal. Por fim, Badiou defende que a filosofia pode enfrentar esses quatro reinos.




No decorrer do livro, o autor cita a necessidade de mudança do mundo, citando, como exemplo, a Revolução Francesa, a Revolução Industrial, a Revolução Russa, a Primavera Árabe, Maio de 68 e o Occupy Wall Street (Ocupai Wall Street). É curioso lembrar que no fim de Wall Street ninguém sabia ao certo o que queria, mas tinha-se a sensação de felicidade por conta de tentar mudar o mundo durante o movimento.

O que se queria com Wall Street? Resolver o dilema dos quatro reinos enumerados. Mas por que não tomar uma fábrica ou organizar uma greve geral? Ocorre que o capitalismo que rege esses reinos é o capitalismo financeiro, é o da bolsa. Tratava-se de afirmar que se sabia que o centro do poder econômico não estava mais nas fábricas, como no século XIX, mas estava ali. E a felicidade de dizer para os aplicadores da bolsa que a população sabia disso e que queriam mudar o mundo era muito significativo.

O poder hoje não está centrado no petróleo, no ouro. Ele está nas finanças. A simbologia de Wall Street mostra o quanto a população entendeu o novo cenário geopolítico.  Mas, à pretexto disso, ainda temos quem creia que o EUA produziu crise na Venezuela por embargo de petróleo. Se esquecem que a maneira como Obama lidou com Putin foi cancelar as contas do Putin nos EUA, o obrigando a sair do mercado financeiro.

Petrobrás é importante para os EUA? Sim, com ele comandando o que se deve fazer por meio do mercado de ações. O problema da Venezuela não foi o petróleo por ele mesmo, mas porque a Venezuela dependia sua economia unicamente do petróleo.

Os quatro elementos estarão sempre atrelados ao se sentir seguro. Não à toa as seguradoras são importante mercado na atualidade. É possível viver sem seguro de saúde? Ou seguro de automóvel?


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Caro leitor do Portal Veritas, ao escrever uma consideração, algumas medidas devem ser observadas.

Considerações sobre uma publicação APENAS devem ser tecidas na publicação relativa. Toda e qualquer consideração sem relação não será aceita pela gerência.

Caso haja necessidade de escrever algo sem nenhuma relação específica com qualquer publicação, utilize o LIVRO DE VISITAS, anunciado no menu do portal. Nele serão aceitas sugestões, comentários, críticas, considerações diversas sobre vários temas.

Em necessidade de contato com a gerência de modo privado, sugerimos o FALE CONOSCO, também no menu. Todas as mensagens são devidamente respondidas.

Agradecemos pela colaboração!


Breno Lucano
Gerente do Portal Veritas