Sabina


Sabina, imperatriz, 117 - 136(?) DC

Víbia Sabina era sobrinha-neta de Trajano e foi esposa de Adriano, com quem se casou no ano 100 DC. Esse casamento foi, talvez, arquitetado por Plotina, que favorecia muito Adriano no início de sua carreira.

Sabina não teve filhos. O prefeito pretoriano Septício Claro e o secretário de Adriano, Suetônio, perderam seus cargos em 121 ou 122 por terem se comportado indevidamente com a imperatriz. Ela recebeu o título de Augusta em 128, e altas honrarias quando de sua morte, provavelmente em 136. Os rumores de que ela foi envenenada, ou forçada por Adriano ao suicídio, devem ser falsos, causados por associações com as mortes de outras pessoas importantes na mesma época.

Artigo Relacionado:


Adriano

Enfermeiro formado pela UFRJ. Pós-graduado em saúde mental. Humanista. Áreas de interesse: Cinismo; materialismo francês; Sade; Michel Onfray; ética. Idealizador e escritor do Portal Veritas desde dez/2005.

Um comentário :

  1. Olá
    Adoro história!

    Muito bacana a história!

    vc vai contar mais sobre a historia da imperatriz?

    ResponderExcluir

Caro leitor do Portal Veritas, ao escrever uma consideração, algumas medidas devem ser observadas.

Considerações sobre uma publicação APENAS devem ser tecidas na publicação relativa. Toda e qualquer consideração sem relação não será aceita pela gerência.

Caso haja necessidade de escrever algo sem nenhuma relação específica com qualquer publicação, utilize o LIVRO DE VISITAS, anunciado no menu do portal. Nele serão aceitas sugestões, comentários, críticas, considerações diversas sobre vários temas.

Em necessidade de contato com a gerência de modo privado, sugerimos o FALE CONOSCO, também no menu. Todas as mensagens são devidamente respondidas.

Agradecemos pela colaboração!


Breno Lucano
Gerente do Portal Veritas