Filisco de Égina

Adicionar legenda
Filósofo cínico do século IV AC. Irmão de Androstenes e filho de Onesícrito de Égina (D.L. 6.75), ele foi aluno de Diógenes de Sínope. A acreditar em Sátiro, as sete tragédias atribuídas a Diógenes são na verdade trabalho dele (D.L. 6.73,80). Curiosamente, Sócion realmente cita entre as obras de Diógenes um Filisco (D.L. 6.80). De acordo com Hermipo, citado no Suídas 359, ele foi aluno de Estilpon. O Suídas acrescenta que ele ensinou Alexandre, O Grande, a ler e que escreveu dálogos, entre os quais havia um Codrus. Na realidade, seria cronologicamente difícil que ele tivesse sido aluno de Stilpon e professor de Alexandre. Em seu capítulo sobre philoponia (3.29.40), Estobeu relata algo dito por um certo Filisco, que poderia bem ter sido aluno de Diógenes, a julgar pelo conteúdo do comentário. Por fim, deve ser observado que Filisco de Égina provavelmente não tinha nada a ver com o sapateiro Filisco que se dirige a Crates num fragmento deTeles (4B: Sobre Pobreza e Riqueza).

Cf RE 23.1 (1957) col. 975 (Aly)

Enfermeiro formado pela UFRJ. Pós-graduado em saúde mental. Humanista. Áreas de interesse: Cinismo; materialismo francês; Sade; Michel Onfray; ética. Idealizador e escritor do Portal Veritas desde dez/2005.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Caro leitor do Portal Veritas, ao escrever uma consideração, algumas medidas devem ser observadas.

Considerações sobre uma publicação APENAS devem ser tecidas na publicação relativa. Toda e qualquer consideração sem relação não será aceita pela gerência.

Caso haja necessidade de escrever algo sem nenhuma relação específica com qualquer publicação, utilize o LIVRO DE VISITAS, anunciado no menu do portal. Nele serão aceitas sugestões, comentários, críticas, considerações diversas sobre vários temas.

Em necessidade de contato com a gerência de modo privado, sugerimos o FALE CONOSCO, também no menu. Todas as mensagens são devidamente respondidas.

Agradecemos pela colaboração!


Breno Lucano
Gerente do Portal Veritas