O Que é Metafísica?

por Breno Lucano

Qual a diferença entre metafísica e misticismo? 



Para entender essa diferença é necessário, antes, adentrarmos no século XIX, onde o real se tornou essencialmente o que é empírico, experimental. O conhecimento deve ser tomado como científico, como algo das ciências naturais. Tudo que não for desse âmbito era místico.

Em termos filosóficos, devemos entender que a metafísica é perfeitamente possível com o uso da razão. Ao passo que o misticismo foge a essa análise racional. Temos aí um perfeito preconceito com a metafísica.

É possível fazer filosofia sem metafísica? Sim, é. Existem filósofos que trabalham sem metafísica? Sim, vários. Mas o erro é tomar a metafísica pelo que ela não é, algo que se confunde com o místico.



A metafísica é algo do além da física, para além do experimental e científico. Podemos falar nas provas da existência de Deus de Anselmo de modo genuinamente racional, mas não científico dado que a entidade "Deus" não física.

Por outro lado, no campo místico temos as sensações. Você sente, você presencia, mas não necessariamente explica racionalmente. Há no místico fuga do racional e causal. O místico tem direito de crer no que presencia como místico, mas não pode explicar o que é o místico. O místico não fala, ela vive. E não fala porque a fala decorre de lógica, que é racional.

Daí decorre uma crítica da religião: quando ela, por meio de instrumentalização científica, tende a provar a fé, o que é impossível. São áreas distintas que não podem ser colocadas no mesmo plano. A Gênese bíblica não pode ser colocada no mesmo plano de Darwin: são narrativas diferentes com fins próprios.


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Caro leitor do Portal Veritas, ao escrever uma consideração, algumas medidas devem ser observadas.

Considerações sobre uma publicação APENAS devem ser tecidas na publicação relativa. Toda e qualquer consideração sem relação não será aceita pela gerência.

Caso haja necessidade de escrever algo sem nenhuma relação específica com qualquer publicação, utilize o LIVRO DE VISITAS, anunciado no menu do portal. Nele serão aceitas sugestões, comentários, críticas, considerações diversas sobre vários temas.

Em necessidade de contato com a gerência de modo privado, sugerimos o FALE CONOSCO, também no menu. Todas as mensagens são devidamente respondidas.

Agradecemos pela colaboração!


Breno Lucano
Gerente do Portal Veritas