Macarena é envolvida num esquema de corrupção no mercado financeiro e é sentenciada à prisão, onde conhece a realidade prisional - pelo menos, a da Espanha! Se submete ao abuso de poder dos funcionários do presídio, especialmente Valbuena, e, ao mesmo tempo, tenta se livrar dos meandros que outras detentas a envolvem, como tráfico de drogas, agressões físicas e morais, estupro pelo médico do presídio. Ao mesmo tempo, conhece o drama de cama uma das mulheres que lá habitam, suas dores e históricos que a conduziram ao Presídio Cruz do Sul.
Pensar em Vis a Vis está para além da abordagem de Foucault. Sentimos um frio na barriga quando vemos como os que destoam da epistême são tratados, de que modo a microfísica do poder é encenado. Os abusos de poder são evidentes. Mas também vemos massiva tentativa de dominação dos corpos: não se pode tocar nas visitas, tem horários para comer, dormir, trabalhar.
Os espancamentos são comuns. As detentas a todo instante brigam umas com as outras e, especialmente Zulema, que apanha a série inteira, nas quatro temporadas. Mas a realidade prisional também endurece as pessoas. Macarena, uma típica menina paty, com medo e indefesa, se torna durona, enfrenta Zulema, depois se junta com ela e batem em um grupo de chinesas que tenta matá-las. E, por fim, as duas fogem da prisão e arquitetam roubo de jóias, junto com um cachorro chamado Sandoval.
É interessante olhar para Vis a Vis e observar a realidade da população carcerária e dos desviantes.
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
➤ A PRIVATIZAÇÃO DE PRESÍDIOS: UMA RESSOCIALIZAÇÃO PERVERSA: https://amzn.to/3em5Arx 👈
➤ LEIA PRESOS QUE MENSTRUAM A BRUTAL VIDA DAS MULHERES - TRATADAS COMO HOMENS - NAS PRISÕES BRASILEIRAS: https://amzn.to/3124mOn 👈
➤ LINK DO LIVRO VIGIAR E PUNIR: https://amzn.to/2zJmP6Z 👈
➤ LINK DO LIVRO ESTAÇÃO CARANDIRU, DE DRAUZIO VARELLA: https://amzn.to/314rv2r 👈
➤ CONHEÇA NOSSA SUGESTÃO DE LIVROS DE FILOSOFIA: https://amzn.to/2BsRs0R 👈
Nenhum comentário :
Postar um comentário
Caro leitor do Portal Veritas, ao escrever uma consideração, algumas medidas devem ser observadas.
Considerações sobre uma publicação APENAS devem ser tecidas na publicação relativa. Toda e qualquer consideração sem relação não será aceita pela gerência.
Caso haja necessidade de escrever algo sem nenhuma relação específica com qualquer publicação, utilize o LIVRO DE VISITAS, anunciado no menu do portal. Nele serão aceitas sugestões, comentários, críticas, considerações diversas sobre vários temas.
Em necessidade de contato com a gerência de modo privado, sugerimos o FALE CONOSCO, também no menu. Todas as mensagens são devidamente respondidas.
Agradecemos pela colaboração!
Breno Lucano
Gerente do Portal Veritas