Vitélio


Vitélio (Vitellius) (15 – 69), imperador em 69 DC

Embora de importância recente, os Vitélios obtiveram enorme influencia no tempo de Calígula e de Claudio, graças à popularidade que L. Vitélio gozava junto a esses imperadores. Aulo Vitélio ocupou uma série de postos, em que revelou sua tendência para o vício e a desonestidade. T. Vínio e A. Cecina Alieno persuadiram-no a expulsar Galba com o auxílio dos exércitos do Reno, que ele comandava em 69, mas, quando Vitélio chegou à Itália, Oto era seu oponente. A vitória foi obtida facilmente. Vitélio entregou-se à glutoneria, e não conseguiu lidar adequadamente com o exército que o levara ao trono. Os progressos espetaculares dos Flávios fizeram com que ele pensasse num acordo, mas a lealdade do populacho romano fê-lo mudar de idéia, e ele condenou Roma aos horrores de uma luta durante a qual o Capitólio foi completamente queimado. As tropas dos Flávios, comandadas por Antônio Primo, tiveram sucesso, embora pagassem um alto preço, inclusive com a morte de Sabino, irmão de Vespasiano. Vitélio foi morto pelas tropas dos Flávios.



Artigos Relacionados:

Oto

Vespasiano


Enfermeiro formado pela UFRJ. Pós-graduado em saúde mental. Humanista. Áreas de interesse: Cinismo; materialismo francês; Sade; Michel Onfray; ética. Idealizador e escritor do Portal Veritas desde dez/2005.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Caro leitor do Portal Veritas, ao escrever uma consideração, algumas medidas devem ser observadas.

Considerações sobre uma publicação APENAS devem ser tecidas na publicação relativa. Toda e qualquer consideração sem relação não será aceita pela gerência.

Caso haja necessidade de escrever algo sem nenhuma relação específica com qualquer publicação, utilize o LIVRO DE VISITAS, anunciado no menu do portal. Nele serão aceitas sugestões, comentários, críticas, considerações diversas sobre vários temas.

Em necessidade de contato com a gerência de modo privado, sugerimos o FALE CONOSCO, também no menu. Todas as mensagens são devidamente respondidas.

Agradecemos pela colaboração!


Breno Lucano
Gerente do Portal Veritas