Justino Mártir


Justinus
  - aprox.  100 - 165 d.C. 

Um dos grandes apologistas cristãos, Justino nasceu na Samaria, estudou filosofia e tornou-se cristão aos trinta anos. Ensinou primeiro em Éfeso, e depois mudou-se para Roma, onde abriu uma escola cristã, tendo Taciano um de seus primeiros alunos. Sua primeira Apologia (de aprox. 155) foi  dedicada a Antonino Pio, Marco Aurélio e Lúcio Vero. A segunda (de aprox. 161 ) fora dedicada ao Senado. 

Escreveu também um Diálogo com Trifão, o Judeu. Denunciado como cristão por volta de 165, Justino recusou-se a negar sua fé. A mando do prefeito pretoriano Junio Rústico - antigo professor de filosofia de Marco Aurélio -, Justino foi flagelado e decapitado (existe um relato de seu martírio). Seus trabalhos são as primeiras tentativas de explicar o cristianismo em termos a ceitáveis às audiencias  com formação filosófica.



Nenhum comentário :

Postar um comentário

Caro leitor do Portal Veritas, ao escrever uma consideração, algumas medidas devem ser observadas.

Considerações sobre uma publicação APENAS devem ser tecidas na publicação relativa. Toda e qualquer consideração sem relação não será aceita pela gerência.

Caso haja necessidade de escrever algo sem nenhuma relação específica com qualquer publicação, utilize o LIVRO DE VISITAS, anunciado no menu do portal. Nele serão aceitas sugestões, comentários, críticas, considerações diversas sobre vários temas.

Em necessidade de contato com a gerência de modo privado, sugerimos o FALE CONOSCO, também no menu. Todas as mensagens são devidamente respondidas.

Agradecemos pela colaboração!


Breno Lucano
Gerente do Portal Veritas