Jesse Eisenberg como Lex Luthor |
Muitas tramas nas revistas em quadrinhos representam Lex Luthor como seguidor do existencialismo por rejeitar idéias de sociedade e por ser autônomo e independente. Essas idéias são muito contundentes em Superman: Secret Origin (2009-2010) e Lex Luthor: Man of Steel (2005). Em Superman: Secret Origin, Luthor, trabalha em seu laboratório quando recebe uma ligação da polícia dizendo que seu pai milagrosamente sobreviveu a um acidente. E Lex responde simplesmente:
"Um milagre? Milagres não existem."
Lex Luthor se vê como homem de ciência e vê o mundo como um objeto da ciência. Para ele as opiniões, qualquer que seja, não possui valor se ele próprio não observar os relatórios e tirar suas próprias conclusões. Em All-Star Superman, Luthor é amarrado em uma cadeira elétrica, enquanto um padre é chamado para administrar os ritos finais. Ao final, responde:
"... agora alguém pode dizer ao padre que saia de minha faixa olfativa? Ele fede ao irracional."
No filme Batman Vs Superman (2016), Lex Luthor se torna quase um antropólogo:
"Temos um problema aqui. O problema do mal no mundo. O problema da virtude absoluta. O problema de você além de tudo mais. Você acima de tudo. É isso de Deus é. Hórus. Apolo. Jeová. Kal-El. Clack Joseph Kent. Como chamamos Deus depende da nossa tribo, Clark-Joe. Porque Deus é tribal, Deus escolhe lados. Quando eu era um menino, ninguém me salvou dos punhos do meu pai, concluí na época que Deus não pode ser de todo bom se ele é de todo-poderoso. Se ele é de todo bom, não pode ser todo-poderoso. E você também não pode, eles precisam vê a fralde que você é com os próprios olhos. O sangue nas mãos."
Luthor alega que o sonho americano de verdade, justiça e o próprio modo americano devem ser questionado. Assim, não é apenas do Superman que ele suspeita, mas também do ideal que ele representa. Superman promete tomar conta dos homens, de modo que a responsabilidade do homem tomar conta de si mesmo é transferida. O homem se torna o único responsável por si próprio.
Contudo, a rejeição dos valore sociais leva Luthor para caminhos que são recusados pelos existencialistas. Por exemplo, em Lex Luthor: Man of Steel, ele está disposto a deixar que crianças morram em um elaborado plano para prejudicar a imagem do Superman. Ao que tudo indica, seu lado obscuro falou mais alto que sua pretensa liberdade.
Nenhum comentário :
Postar um comentário
Caro leitor do Portal Veritas, ao escrever uma consideração, algumas medidas devem ser observadas.
Considerações sobre uma publicação APENAS devem ser tecidas na publicação relativa. Toda e qualquer consideração sem relação não será aceita pela gerência.
Caso haja necessidade de escrever algo sem nenhuma relação específica com qualquer publicação, utilize o LIVRO DE VISITAS, anunciado no menu do portal. Nele serão aceitas sugestões, comentários, críticas, considerações diversas sobre vários temas.
Em necessidade de contato com a gerência de modo privado, sugerimos o FALE CONOSCO, também no menu. Todas as mensagens são devidamente respondidas.
Agradecemos pela colaboração!
Breno Lucano
Gerente do Portal Veritas