Já pararam para pensar a representatividade do Estoicismo na História? O que pensamos quando vemos a famosa escultura equestre de Marco Aurélio? O que imaginamos quando nos deparamos com uma escultura em tamanho real do augusto? Da mesma forma, também imaginamos algo quando vemos a escultura de Sêneca ou Trásea Peto.
Também temos quadros de Marco. Nele, temos sempre um homem altivo, generoso, entregando pão à população ou salvando todos de uma invasão marcomana. Os títulos Pártico ou Armênico, ou mesmo Pai da Pátria, nos diz algo à respeito.
Os filmes Gladiador e Queda do Império Romano reforçam essa idéia. Um sábio idoso, que quase não consegue mais andar, frágil, mas de alma forte e bondosa. Quase um profeta da paz e da esperança, que dá sua própria vida em prol de todos.
O folclore constrói imagens estilizadas sobre personagens históricas. O mesmo ocorreu com Diógenes. Vemos um sujeito maltrapilho, sujo e que vive só e feliz num barril. Diógenes Laércio narra um Diógenes que se masturba em público e que cospe no próprio rosto.
Podemos também imaginar um Sêneca que, acusado injustamente - dizem! - na conspiração pisoniana é condenado à morte. Embora sua vida seja amplamente estudada e questionada sobre a discrepância entre o que escrevia e o que vivia, o imaginamos enfrentando a morte heroicamente. A figura estilizada ainda piora quando pensamos em seu sobrinho e poeta Lucano. Acusado de participar da mesma conspiração, também foi condenado à morte e, o que dizem, é que se matou recitando seus próprios versos.
Extraindo o que é ficção anedótica do que é histórico, é difícil saber o que é real ou não. Terá Sêneca sentido medo ou hesitação no momento da morte? Terá Lucano morrido de forma tão heroica como chegou até nós?
É sabido que Marco Aurélio era bem temperamental, com um comportamento explosivo que colocou sua relação em xeque muitas vezes com Júnio Rústico. Mas terá esse seu caráter psicológico sido amenizado em prol de uma construção estoicizada do personagem folclórico?
É possível que os personagens tenham sido construídos com esse propósito, o de elevar a imagem de homens estóicos num ambiente formado hegemonicamente pelo estoicismo. A política existe até mesmo na filosofia.
Qual sua opinião?
* crédito da foto por Steven Zucker
Nenhum comentário :
Postar um comentário
Caro leitor do Portal Veritas, ao escrever uma consideração, algumas medidas devem ser observadas.
Considerações sobre uma publicação APENAS devem ser tecidas na publicação relativa. Toda e qualquer consideração sem relação não será aceita pela gerência.
Caso haja necessidade de escrever algo sem nenhuma relação específica com qualquer publicação, utilize o LIVRO DE VISITAS, anunciado no menu do portal. Nele serão aceitas sugestões, comentários, críticas, considerações diversas sobre vários temas.
Em necessidade de contato com a gerência de modo privado, sugerimos o FALE CONOSCO, também no menu. Todas as mensagens são devidamente respondidas.
Agradecemos pela colaboração!
Breno Lucano
Gerente do Portal Veritas