Íficles

Filósofo cínico do século IV d.C. Colega do Imperador Juliano na época em que ele estava sendo educado por Mardônio. Juliano lembrava-se de ele ter "cabelos sujos, uma aparência semivestida e um velho manto miserável sobre os ombros no meio do inverno" (Or. 9.16.198a). Provavelmente é o Íficles mencionado por Libânio numa carta a Temístio em 356/357 (Ep. 508) e também o que foi enviado contra a vontade, em 375, pelos epirenses, ao imperador Valenciano em Carnuntum por ordem de Probo, então prefeito pretoriano. Em vez de regalar o imperador com um relato dos méritos de Probo, Íficles, que era famoso pela sua força de caráter, denunciou abertamente todos os delitos do prefeito (Amm. Marc. 30.5.8-10).


Cf. RE 9.2 (1916) cols. 2018-19 (von Armin e Seeck [esses dois artigos formam um par])



Artigo Relacionado:

Lista de Filósofos Cínicos

Enfermeiro formado pela UFRJ. Pós-graduado em saúde mental. Humanista. Áreas de interesse: Cinismo; materialismo francês; Sade; Michel Onfray; ética. Idealizador e escritor do Portal Veritas desde dez/2005.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Caro leitor do Portal Veritas, ao escrever uma consideração, algumas medidas devem ser observadas.

Considerações sobre uma publicação APENAS devem ser tecidas na publicação relativa. Toda e qualquer consideração sem relação não será aceita pela gerência.

Caso haja necessidade de escrever algo sem nenhuma relação específica com qualquer publicação, utilize o LIVRO DE VISITAS, anunciado no menu do portal. Nele serão aceitas sugestões, comentários, críticas, considerações diversas sobre vários temas.

Em necessidade de contato com a gerência de modo privado, sugerimos o FALE CONOSCO, também no menu. Todas as mensagens são devidamente respondidas.

Agradecemos pela colaboração!


Breno Lucano
Gerente do Portal Veritas