Lucila

Lucila, (Lucilla), Imperatriz

Ânia Aurélia Galéria Lucila foi filha do Imperador Marco Aurélio e Faustina, a Jovem.

Torna-se noiva do Imperador Lúcio Vero na primavera de 161. Em 163 casou-se com Lúcio Vero em Éfeso, durante a guerra contra os partos, recebendo o título de Augusta. Três anos depois, em 166, nasce sua primeira filha, Aurélia Lucila, casada mais tarde com Claudio Pompeiano Quintiano.

Após a morte de Lúcio de apoplexia, segundo a História Augusta, em 169, é casada no mesmo ano com Cláudio Pompeiano, um dos principais generais e colaboradores de Marco Aurélio. Com ele possui seu segundo filho, Pompeano.

Em 182 envolveu-se numa conspiração contra seu irmão, o Imperador Cômodo, e foi exilada em Capri antes de ser executada.



Artigos Relacionados:

Cômodo


Faustina, a Jovem


Enfermeiro formado pela UFRJ. Pós-graduado em saúde mental. Humanista. Áreas de interesse: Cinismo; materialismo francês; Sade; Michel Onfray; ética. Idealizador e escritor do Portal Veritas desde dez/2005.

4 comentários :

  1. Esses nomem me lembram do filme do Gladiador...

    Muito bom o seu blog!

    Abraços e sucesso
    :D

    http://antoniopimenta.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. É interessante como a história das grandes civilizações parece ser um emaranhado de "curiosidades" e vidas igualmente interessantes.
    É sempre válido saber um pouco mais sobre isso!

    ResponderExcluir
  3. O que seria apoplexia? Vou tentar jogar no Google pra saber.

    Muito bom o texto. Mas não sei o que é apoplexia. se alguém poder me ajudar?

    abraço

    ResponderExcluir
  4. A história de Lucila é interessante por mostrar como era o papel da mulher nesta civilização. Parabéns pelo blog!

    Abraço

    ResponderExcluir

Caro leitor do Portal Veritas, ao escrever uma consideração, algumas medidas devem ser observadas.

Considerações sobre uma publicação APENAS devem ser tecidas na publicação relativa. Toda e qualquer consideração sem relação não será aceita pela gerência.

Caso haja necessidade de escrever algo sem nenhuma relação específica com qualquer publicação, utilize o LIVRO DE VISITAS, anunciado no menu do portal. Nele serão aceitas sugestões, comentários, críticas, considerações diversas sobre vários temas.

Em necessidade de contato com a gerência de modo privado, sugerimos o FALE CONOSCO, também no menu. Todas as mensagens são devidamente respondidas.

Agradecemos pela colaboração!


Breno Lucano
Gerente do Portal Veritas