Epicarmos

(78) Epicarmos, filho de Helotalés, nasceu em Cós, e foi outro discípulo de Pitágoras. Tinha três meses de idade quando foi levado para Mégara, na Sicília, e de lá foi para Siracusa, como nos diz em suas próprias obras. Há em sua estátua a seguinte inscrição:



"Se o grande sol resplandescente supera os atros, e se o mar é mais possante que os rios, digo que da mesma forma é proeminente em sapiencia Epicarmos, coroado por esta pátria dos siracusanos."


Deixou memórias contendo suas doutrinas físicas, éticas e médicas, e na maior parte de suas memórias introduziu acrósticos, nos quais demonstra claramente ser o autor das obras. Epicarmos morreu aos noventa anos de idade.



DL, Livro VIII, Capítulo III


Artigos Relacionados:

Pitágoras e os Pitagóricos

Pitágoras e a Salvação pela Matemática

Pré-Socráticos: Vocabulário Filosófico

Enfermeiro formado pela UFRJ. Pós-graduado em saúde mental. Humanista. Áreas de interesse: Cinismo; materialismo francês; Sade; Michel Onfray; ética. Idealizador e escritor do Portal Veritas desde dez/2005.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Caro leitor do Portal Veritas, ao escrever uma consideração, algumas medidas devem ser observadas.

Considerações sobre uma publicação APENAS devem ser tecidas na publicação relativa. Toda e qualquer consideração sem relação não será aceita pela gerência.

Caso haja necessidade de escrever algo sem nenhuma relação específica com qualquer publicação, utilize o LIVRO DE VISITAS, anunciado no menu do portal. Nele serão aceitas sugestões, comentários, críticas, considerações diversas sobre vários temas.

Em necessidade de contato com a gerência de modo privado, sugerimos o FALE CONOSCO, também no menu. Todas as mensagens são devidamente respondidas.

Agradecemos pela colaboração!


Breno Lucano
Gerente do Portal Veritas