Sair às ruas se torna um motivo, ao mesmo tempo, de solidariedade e de desprezo pelo outro. Solidariedade quando vemos as pessoas com máscaras, andando, evitando o toque e usando álcool. Mas também vemos os que desprezam os mínimos critérios de higienização e fingem que está tudo normal.
Bolsonaro é um desses. Desescolarizado, não entende relações. Além de ter desprezo pelo outro. Assim, princípios mínimos de civilizados são desprezados. Segue a lei do salve-se quem puder porque, em primeiro lugar, serei eu a me salvar.
Os teóricos do neoliberalismo diziam algo relativo a Bolsonaro: não existe sociedade, dado que o universal não existe. Existem apenas indivíduos, não a sociedade. Temos Pedro, Maria, o cachorro, mas não a sociedade. As relações são esvaziadas.
Bolsonaro não entende a gravidade porque ela depende de relação de massas. O imaterial deixa de existir justamente porque é imaterial. Da mesma forma, não existe doença sem relação. O vírus não se faz sozinho, a doença não está aí por acaso, mas apenas em relação.
Ficou doente? Isso é problema seu, do seu organismo, que não tem condição forte porque não é atleta. Paciência! Você vai morrer! Você que se vire.
Segurança: cada um use sua arma. Não existe a relação social que gera a bandidagem, a milícia e o crime. Existe apenas a arma. O bandido tem arma, você também tem então que enfrente o bandido. Combate a partir do físico, a arma.
Não pode ter cotas. Ele disse no Roda Viva, "eu não escravizei ninguém". É uma questão sua. Não há responsabilidade. Não há relações do passado. Você pode herdar patrimônio dos pais, não suas dívidas.
Para quê escola? Faça home school, uma alternativa individual, em casa. O sujeito é gay? Resolve em casa também, basta bater nele.
O salário da mulher é mais baixo que o do homem: e eu com isso!? A mulher que se esforce.
Apenas há indivíduos. Só ele pode definir o que é ou não bom para ele. Assim se justifica o não uso da máscara.
A tolerância com o outro acabou porque apenas existe o eu. A Carta da Tolerância de Locke é esquecida.
Bolsonaro quer a liberdade total, o esgarçamento, a queda do Estado. Até o imposto é crime e ele mesmo disse que sonega.
Por isso ele não usa máscara. Por isso destrói a República, destrói a pólis.
Nenhum comentário :
Postar um comentário
Caro leitor do Portal Veritas, ao escrever uma consideração, algumas medidas devem ser observadas.
Considerações sobre uma publicação APENAS devem ser tecidas na publicação relativa. Toda e qualquer consideração sem relação não será aceita pela gerência.
Caso haja necessidade de escrever algo sem nenhuma relação específica com qualquer publicação, utilize o LIVRO DE VISITAS, anunciado no menu do portal. Nele serão aceitas sugestões, comentários, críticas, considerações diversas sobre vários temas.
Em necessidade de contato com a gerência de modo privado, sugerimos o FALE CONOSCO, também no menu. Todas as mensagens são devidamente respondidas.
Agradecemos pela colaboração!
Breno Lucano
Gerente do Portal Veritas