Discurso do Imperador Marco Aurélio no Senado


por Breno Lucano

Por volta do ano 175 o mundo finalmente encontra alguma paz. A insurreição da confederação marcomana terminara e Marco Aurélio pôde, finalmente, descansar após quase 15 anos de conflitos. 

O Marco Aurélio Augusto ainda estava nas fronteiras. Faz uma viagem com seu filho, Cômodo, ao leste, e se instala em Alexandria. Tratou de assuntos de Estado com Reis e legados dos Persas. 

Aproximadamente nesse mesmo ano morre a imperatriz, em Halala, na Capadócia. Marco solicita a divinização de Faustina ao senado e a construção de um templo. Finalmente, cria uma instituição que sustenta moças romanas desassistidas, as Faustinianas.

Algo muito mais grave ocorre. Em abril de 175, o general Avídio Cássio promove uma rebelião e se autoproclama imperador. Em julho, entretanto, Cássio é assassinado e sua cabeça levada à Marco. 

Constrangido pela morte de Cássio, Marco se dirige ao senado e proclama o seguinte discurso:

"... no que diz respeito à rebelião de Cássio, rogo-vos e imploro-vos, ó Pais Conscriptos, que ponhais de lado a vossa severidade e mantenhais a minha piedade e clemência, ou antes, a vossa, e que o senado não execute ninguém. Que nenhum senador seja punido, que não seja derramado o sangue de nenhu homem nobre, que os deportados regressem e que os proscritos recuperem os seus bens... Por isso, deveis oferecer indulgência aos filhos, ao genro e à mulher de Avídio Cássio. Mas, porque digo indulgência quando eles nada fizeram? Que vivam, portanto, em segurança, sabendo que vivem sob Marco."


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Caro leitor do Portal Veritas, ao escrever uma consideração, algumas medidas devem ser observadas.

Considerações sobre uma publicação APENAS devem ser tecidas na publicação relativa. Toda e qualquer consideração sem relação não será aceita pela gerência.

Caso haja necessidade de escrever algo sem nenhuma relação específica com qualquer publicação, utilize o LIVRO DE VISITAS, anunciado no menu do portal. Nele serão aceitas sugestões, comentários, críticas, considerações diversas sobre vários temas.

Em necessidade de contato com a gerência de modo privado, sugerimos o FALE CONOSCO, também no menu. Todas as mensagens são devidamente respondidas.

Agradecemos pela colaboração!


Breno Lucano
Gerente do Portal Veritas