Demétrio de Sunion

Século II DC? Luciano, Toxaris 27, menciona um Demétrio de Sunion que praticava o ascetismo cínico sob orientação "do famoso sofista de Rodes", talvez Agatóbulo de Alexandria (Cf. DphA A 36). Dudley (A History of Cynism, 175, n. 3) destaca o fato de que Demétrio é um nome comum, que nada prova que Demétrio de Corinto tenha estado no Egito e que "Não conhecemos nenhum cínico 'famoso', de Rodes ou não, de que o Demétrio do século I poderia ter aprendido a filosofia. A inferência mais satisfatória é que Demétrio de Sunion não é a mesma pessoa que o amigo de Sêneca, mas viveu consieravelmente mais tarde e foi aluno de Agatóbulo".

Cf. DPhA D 56

Enfermeiro formado pela UFRJ. Pós-graduado em saúde mental. Humanista. Áreas de interesse: Cinismo; materialismo francês; Sade; Michel Onfray; ética. Idealizador e escritor do Portal Veritas desde dez/2005.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Caro leitor do Portal Veritas, ao escrever uma consideração, algumas medidas devem ser observadas.

Considerações sobre uma publicação APENAS devem ser tecidas na publicação relativa. Toda e qualquer consideração sem relação não será aceita pela gerência.

Caso haja necessidade de escrever algo sem nenhuma relação específica com qualquer publicação, utilize o LIVRO DE VISITAS, anunciado no menu do portal. Nele serão aceitas sugestões, comentários, críticas, considerações diversas sobre vários temas.

Em necessidade de contato com a gerência de modo privado, sugerimos o FALE CONOSCO, também no menu. Todas as mensagens são devidamente respondidas.

Agradecemos pela colaboração!


Breno Lucano
Gerente do Portal Veritas