Viveu entre 445-336 AC. Filho de um ateniense chamado Antístenes e de uma mulher trácia; estudou retórica com Górgias e tornou-se ele também um orador. Depois disso, associou-se a Sócrates e foi um dos alunos que estiveram presentes à sua morte. Segundo a tradição, ele teria sido o mestre de Diógenes, o que cria uma série de problemas cronológicos. Ele também é, de acordo com alguns relatos, o fundador do cinismo (D.L. 6.13, 15). Antístenes transmitia seus ensinamentos no ginásio dos Cinosarges (que era exclusivamente para nothoi, os filhos de uniões ilegítimas), daí, de acordo com alguns (D.L. 6.13), o nome cinismo. Ele próprio era conhecido como haplokyon - cão simples ou cão natural. Sua prolífica produção literária, nos domínios tanto da retórica como da filosofia, despertou amplo interesse.
Cf re 1.2 (1894) cols. 2538-45 (Natorp); AphA A 211.
Artigo Relacionado:
Lista de Filósofos Cínicos
Cf re 1.2 (1894) cols. 2538-45 (Natorp); AphA A 211.
Artigo Relacionado:
Lista de Filósofos Cínicos
Nenhum comentário :
Postar um comentário
Caro leitor do Portal Veritas, ao escrever uma consideração, algumas medidas devem ser observadas.
Considerações sobre uma publicação APENAS devem ser tecidas na publicação relativa. Toda e qualquer consideração sem relação não será aceita pela gerência.
Caso haja necessidade de escrever algo sem nenhuma relação específica com qualquer publicação, utilize o LIVRO DE VISITAS, anunciado no menu do portal. Nele serão aceitas sugestões, comentários, críticas, considerações diversas sobre vários temas.
Em necessidade de contato com a gerência de modo privado, sugerimos o FALE CONOSCO, também no menu. Todas as mensagens são devidamente respondidas.
Agradecemos pela colaboração!
Breno Lucano
Gerente do Portal Veritas