Metrocles de Maronéia

Adicionar legenda
Filósofo cínico do século III AC. Irmão de Hiparquia, esposa de Crates de Tebas. Foi discípulo primeiro de Teofrasto, depois de Xenócrates e, por fim, de Crates (Teles, Diatribe 4A).

De acordo com Hecaton de Rodes, ele queimou todos os seus próprios escritos, mas outros dizem que foram queimados apenas as anotações que ele fez na escola de Teofrasto (D.L. 6.95). Especializou-se, evidentemente, na chreia, uma história curta ou apotegma que pode ser aprendida de cor e lembrada em momentos difíceis da vida. Os discípulos aparentlemente atribuídos a ele no final de D.L. 6.95 são, mais provavelmente, discípulos de Crates.

Morreu muito velho, segurando a respiração. Deve ser observado que Estilpon escreveu um diálogo chamado Metrocles (fr. 190 Doring).



Cf. Re 15.2 (1932) cols. 1483-84 (von Fritz).


Artigo Relacionado:

Lista de Filósofos Cínicos

Enfermeiro formado pela UFRJ. Pós-graduado em saúde mental. Humanista. Áreas de interesse: Cinismo; materialismo francês; Sade; Michel Onfray; ética. Idealizador e escritor do Portal Veritas desde dez/2005.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Caro leitor do Portal Veritas, ao escrever uma consideração, algumas medidas devem ser observadas.

Considerações sobre uma publicação APENAS devem ser tecidas na publicação relativa. Toda e qualquer consideração sem relação não será aceita pela gerência.

Caso haja necessidade de escrever algo sem nenhuma relação específica com qualquer publicação, utilize o LIVRO DE VISITAS, anunciado no menu do portal. Nele serão aceitas sugestões, comentários, críticas, considerações diversas sobre vários temas.

Em necessidade de contato com a gerência de modo privado, sugerimos o FALE CONOSCO, também no menu. Todas as mensagens são devidamente respondidas.

Agradecemos pela colaboração!


Breno Lucano
Gerente do Portal Veritas