Musônio Rufo

Filósofo estóico do século I, influenciado pelo cinismo.

Eunápio, em seu Vida de Filósofos e Sofistas 2.1.5, coloca-o ao lado de Demétrio, Menipo e Carnéades como um dos representantes notáveis do cinismo. Na realidade, Eunápio está se apoiando na Vida de Apolônio de Tiana, de Filóstrato, que fala de um Musônio da Babilônia, cujo caráter é provavelmente baseado no de Musônio Rufo.

Nos escólios de Luciano, De Peregrini Morte 18, p. 221, Rabe, Musônio recebe novamente o título de cínico, desta vez junto com Dion e Epicteto. Parece, no entanto, que a caracterização como cínico aqui não implica adesão a uma escola específica, mas significa apenas que esses três filósofos praticavam a parrhesia característica dos cínicos.

Cf. RE 16.1 (1933) cols. 893-97 (von Fritz)


Artigo Relacionado:

Lista de Filósofos Cínicos

Enfermeiro formado pela UFRJ. Pós-graduado em saúde mental. Humanista. Áreas de interesse: Cinismo; materialismo francês; Sade; Michel Onfray; ética. Idealizador e escritor do Portal Veritas desde dez/2005.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Caro leitor do Portal Veritas, ao escrever uma consideração, algumas medidas devem ser observadas.

Considerações sobre uma publicação APENAS devem ser tecidas na publicação relativa. Toda e qualquer consideração sem relação não será aceita pela gerência.

Caso haja necessidade de escrever algo sem nenhuma relação específica com qualquer publicação, utilize o LIVRO DE VISITAS, anunciado no menu do portal. Nele serão aceitas sugestões, comentários, críticas, considerações diversas sobre vários temas.

Em necessidade de contato com a gerência de modo privado, sugerimos o FALE CONOSCO, também no menu. Todas as mensagens são devidamente respondidas.

Agradecemos pela colaboração!


Breno Lucano
Gerente do Portal Veritas