Filósofo cínico que viveu no século II, sob Adriano e Antonino. Filóstrato, em Vida dos Sofistas 1.23, conta como, certo dia, Loliano de Éfeso, que era o titular da cadeira de retórica em Atenas, além de ter o posto de general hoplita, quase foi apedrejado até a morte no bairro dos vendedores de pão dessa cidade. Pancrates, que mais tarde dedicou-se à filosofia no Istmo, avançou diante dos atenienses e disse: "Loliano não vende pão (artopoles) mas palavras (logopoles)," o que confundiu a tal ponto os atenienses que eles largaram as pedras que tinham nas mãos. Nada sugere uma identificação com o Pancrates mencionado por Alcifron, Ep. 3.55, p. 86 Hercher (ver Pancrates [2].
Cf. RE 18.3 (1949) col. 619 (von Fritz).
Artigo Relacionado:
Lista de Filósofos Cínicos
Cf. RE 18.3 (1949) col. 619 (von Fritz).
Artigo Relacionado:
Lista de Filósofos Cínicos
Nenhum comentário :
Postar um comentário
Caro leitor do Portal Veritas, ao escrever uma consideração, algumas medidas devem ser observadas.
Considerações sobre uma publicação APENAS devem ser tecidas na publicação relativa. Toda e qualquer consideração sem relação não será aceita pela gerência.
Caso haja necessidade de escrever algo sem nenhuma relação específica com qualquer publicação, utilize o LIVRO DE VISITAS, anunciado no menu do portal. Nele serão aceitas sugestões, comentários, críticas, considerações diversas sobre vários temas.
Em necessidade de contato com a gerência de modo privado, sugerimos o FALE CONOSCO, também no menu. Todas as mensagens são devidamente respondidas.
Agradecemos pela colaboração!
Breno Lucano
Gerente do Portal Veritas