Salústio

Filósofo cínico. Século V d.C. Este filósofo nascido na Síria é conhecido, acima de tudo, pela Vida de Isidro de Damáscio. Estudou direito e recebeu educação em retórica em Emesa, com o sofista Eunoeu. Tendo decidido adotar a vida de sofistas, foi para Atenas e, de lá, para Alexandria em companhia do filósofo neoplatônico Isidoro. Lá frrequentou as escolas de retórica. Apesar de suas relações neoplatônicas, foi à filosofia cínica que ele se dedicou, praticando uma austeridade ascética rigorosa. Afirmava que filosofar, para o homem, não é simplesmente difícil, mas impossível, e conseguiu afastar Atenodoro, um membro do círculo de Proclo, da filosofia. Também brigou com o próprio Proclo. Permaneceu por algum tempo com o prínicipe dálmata Marcelino.


Cf. RE 1A2 (1920) cols. 1967-70 (Praechter).



Artigo Relacionado:

Lista de Filósofos Cínicos


Enfermeiro formado pela UFRJ. Pós-graduado em saúde mental. Humanista. Áreas de interesse: Cinismo; materialismo francês; Sade; Michel Onfray; ética. Idealizador e escritor do Portal Veritas desde dez/2005.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Caro leitor do Portal Veritas, ao escrever uma consideração, algumas medidas devem ser observadas.

Considerações sobre uma publicação APENAS devem ser tecidas na publicação relativa. Toda e qualquer consideração sem relação não será aceita pela gerência.

Caso haja necessidade de escrever algo sem nenhuma relação específica com qualquer publicação, utilize o LIVRO DE VISITAS, anunciado no menu do portal. Nele serão aceitas sugestões, comentários, críticas, considerações diversas sobre vários temas.

Em necessidade de contato com a gerência de modo privado, sugerimos o FALE CONOSCO, também no menu. Todas as mensagens são devidamente respondidas.

Agradecemos pela colaboração!


Breno Lucano
Gerente do Portal Veritas