Lacides

(59) Lacides, filho de Alexandros, nasceu em Cirene. Fundou a Academia Nova e sucedeu a Arcesilau. Foi um  homem muito sério e teve numerosos admiradores, diligentes desde a juventude e pobre, de modos afáveis e conversa agradável. Conta-se que na administração doméstica ele se comportava com muita avareza: toda vez que tirava alguma coisa da despensa voltava a fechar a porta de acesso e a lacrava, lançando o anel-sinete no interior através de um orifício, para evitar furtos ou retiradas dos gêneros depositados. Os serviçais espertos, cientes desse procedimento, rompiam o lacre e  carregavam o que desejavam, e de maneira idêntica lançavam o anel no interior da despensa através do orifício; apesar dos furtos repetidos, nunca foram descobertos.



(60) Lacides dava suas lições nos jardins da Academia, feitos por ordem do rei Átalo, chamados Lacídeion por causa do nome desse filósofo. Somente ele, tanto quanto se tem memória, ainda em vida entregou a escola a Teleclés e Êuandros, ambos da Fócaia. A Êuandros sucedeu Hegesianos e Pêrgamos, e a este sucedeu Carneades. Conta-se uma anedota divertida a respeito de Lacides. Quando Átalo mandou chamá-lo, dizem que ele replicou que as imagens devem ser olhadas de longe. Dedicou-se tardiamente ao estudo da geometria, e por isso alguém lhe perguntou: "Agora é a época oportuna?". Lacides replicou: "Talvez nem mesmo agora."

(61) Tornou-se escolarca no quarto ano da 134 Olimpíada * , e morreu depois de dirigir a escola durante vinte e  seis anos. Sua morte resultou de uma paralisia, provocada por excesso de bebida. Dedicalmo-lhe por isso o seguinte epigrama #:


" Também de ti, Lacides, ouvi dizer que Baco te arrastou pela ponta dos pés e te levou para o Hades. É verdade que quando Dioniso entra no copo em grande quantidade relaxa os ombros. Será por isso que ele é chamado 'Relaxador'?"

Notas:

* 241 - 240 a.C.
# Antologia Palatina, VII, 105

Diógenes Laércio, Livro IV, Capítulo 8


Artigos Relacionados:

As Meditações de Marcus Aurelius

Plotino, Exegeta de Platão e Parmênides

Platão: Uma Biografia

Cronologia dos Filósofos Antigos

Filósofo por paixão. Ex-seminarista da Ordem dos Franciscanos. Humanista. Áreas de interesse: Cinismo; materialismo francês; Sade; Michel Onfray; ética. Idealizador e escritor do Portal Veritas desde dez/2005.