Antíoco da Cilícia, chamado "o Renegado"

Filósofo cínico do século II d.C. Dion Cássio, na epítoma do Livro 78 (19), seguido pelo Suídas (A 2695), diz que "a princípio ele fingira ser um filósofo da escola cínica" e que, durante a guerra contra os partos, ele animou os soldados, que estavam desestimulados devido ao frio excessivo, jogando-se na neve e rolando nela. Isso o levou a ser recompensado com dinheiro e honrarias por Severo e Caracala, mas ele, assim mesmo, desertou em favor do rei dos partos.


Cf. RE 1.2 (1894) col. 2494 (von Arnim)


Artigos Relacionados:

Lista dos Filósofos Cínicos

Dion Cássio

Sétimo Severo

Caracala

Enfermeiro formado pela UFRJ. Pós-graduado em saúde mental. Humanista. Áreas de interesse: Cinismo; materialismo francês; Sade; Michel Onfray; ética. Idealizador e escritor do Portal Veritas desde dez/2005.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Caro leitor do Portal Veritas, ao escrever uma consideração, algumas medidas devem ser observadas.

Considerações sobre uma publicação APENAS devem ser tecidas na publicação relativa. Toda e qualquer consideração sem relação não será aceita pela gerência.

Caso haja necessidade de escrever algo sem nenhuma relação específica com qualquer publicação, utilize o LIVRO DE VISITAS, anunciado no menu do portal. Nele serão aceitas sugestões, comentários, críticas, considerações diversas sobre vários temas.

Em necessidade de contato com a gerência de modo privado, sugerimos o FALE CONOSCO, também no menu. Todas as mensagens são devidamente respondidas.

Agradecemos pela colaboração!


Breno Lucano
Gerente do Portal Veritas