Porta dos Fundos Polemica

por Breno Lucano


Cada momento histórico possui seu aparato ideológico próprio, algo que o caracteriza e o personifica. Com o atual não é diferente. Isso produz toda crítica que foi feita sobre o Porta dos Fundos e seu especial de Natal.

Ora, o que dizemos hoje? O que o Portal dos Fundos fez de tão terrível? O objetivo do grupo - dizem! - é promover crítica ao cristianismo segundo um filtro ideológico de esquerda. Segundo o guru da vez Olavo de Carvalho, a esquerda deve atacar alvos culturais, hábitos e comportamentos. Afirmam que é o objetivo já que a esquerda perdeu na politica porque perdeu ditaduras, perdeu na economia porque produziu países quebrados e, então, apenas restou a guerra cultural.



Mas se olharmos bem a fundo não há nem nunca houve guerra cultural. Após os anos 60 tivemos no mundo uma postura que vai para além de partidos políticos e deseja o fim da época dourada dos anos 50. Ela deseja aborto, pílula, liberdade inclusive aos partidos de esquerda, querem um novo socialismo e não o da União Soviética, quer um capitalismo que se ajoelhe aos interesses humanos. Quer fundamentalmente que as mulheres sejam livres e que a família se reestruture em outros moldes. Esse é um movimento tão amplo que a Europa toda é absolvida por ele.

Outro dado é que nunca houve um plano implícito da esquerda de atentar contra a religião. Muito pelo contrário. A partir dos anos 60 a Igreja se casa com a esquerda e surge a Teologia da Libertação. Daí temos frei Betto, Leonardo Boff, Dom Pedro Casaldáliga.

Dizem que a esquerda produziu ditaduras. Essa informação ainda é pior. Qual ditadura? Da União Soviética? Mas há várias esquerdas, várias correntes. Se pensarmos na social democracia e seu ganho nos países nórticos veremos facilmente que essa é uma informação errada. Se pensarmos em Portugal atual e não esquecermos que lá é governado pela esquerda é não ser justo, não ser racional.

Temos que verificar os dados com atenção. Não deixar de dar boas risadas com Porta dos Fundos porque pensa que a todo momento se está sendo manipulado. Aliás, manipulado por todos, Pelo Porta dos Fundos, pela Globo, pela mídia. O único que não manipula é Olavo de Carvalho.




Nenhum comentário :

Postar um comentário

Caro leitor do Portal Veritas, ao escrever uma consideração, algumas medidas devem ser observadas.

Considerações sobre uma publicação APENAS devem ser tecidas na publicação relativa. Toda e qualquer consideração sem relação não será aceita pela gerência.

Caso haja necessidade de escrever algo sem nenhuma relação específica com qualquer publicação, utilize o LIVRO DE VISITAS, anunciado no menu do portal. Nele serão aceitas sugestões, comentários, críticas, considerações diversas sobre vários temas.

Em necessidade de contato com a gerência de modo privado, sugerimos o FALE CONOSCO, também no menu. Todas as mensagens são devidamente respondidas.

Agradecemos pela colaboração!


Breno Lucano
Gerente do Portal Veritas