Annia Cornifícia Faustina


Annia Cornifícia Faustina (123 - 152), irmã do Imperador Marco Aurélio

Filha mais nova do político e pretor Marco Annio Vero e Domícia Lucilla. Nasceu em Roma e passou toda sua vida na Itália. Seus pais procediam de uma rica família consular.




O pai de Cornifícia Faustina morreu no ano 124. Ela e seu irmão foram adotados por seu avô paterno, que morreu no ano 138. Segundo as referências que aparecem na bibliografia antiga, suas relações com seu irmão foram sempre pacíficas.


Antes de se casar, compartilhou da herança que herdou de seu avô com seu irmão. Contraiu matrimônio com Marco Ummídio Quadrato, um cônsul. Como fruto desse matrimônio nasceram dois filhos, um menino, Marco Ummídio Quadrato (cônsul em 167), e uma menina, Ummídia Cornifícia Faustina. Seus filhos se envolveram no complô contra o imperador Cômodo, em 182. Quando o imperador soube de seus envolvimento, ordenou suas execuções.

_________

Assuntos Relacionaodos:

Marco Aurélio, Homem, Filósofo e Guerreiro

Annia Cornifícia Faustina

Domícia Lucilla

Marco Ânnio Vero


Enfermeiro formado pela UFRJ. Pós-graduado em saúde mental. Humanista. Áreas de interesse: Cinismo; materialismo francês; Sade; Michel Onfray; ética. Idealizador e escritor do Portal Veritas desde dez/2005.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Caro leitor do Portal Veritas, ao escrever uma consideração, algumas medidas devem ser observadas.

Considerações sobre uma publicação APENAS devem ser tecidas na publicação relativa. Toda e qualquer consideração sem relação não será aceita pela gerência.

Caso haja necessidade de escrever algo sem nenhuma relação específica com qualquer publicação, utilize o LIVRO DE VISITAS, anunciado no menu do portal. Nele serão aceitas sugestões, comentários, críticas, considerações diversas sobre vários temas.

Em necessidade de contato com a gerência de modo privado, sugerimos o FALE CONOSCO, também no menu. Todas as mensagens são devidamente respondidas.

Agradecemos pela colaboração!


Breno Lucano
Gerente do Portal Veritas