Xeníades de Corinto

Filósofo cínico do século IV a.C. Ao navegar para Égina, Diógenes, o Cão, foi capturado por piratas chefiados por Scirpalo e, então, levado para Creta e vendido (D.L., 6.74). Quando o arauto lhe perguntou o que sabia fazer, Diógenes respondeu, "Governar homens". Xeníades comprou-o e levou-o a Corinto, onde o encarregou de seus filhos e de seu lar (D.L., 6.74). Mônimo adquiriu sua admiração entusiasmada por Diógenes quando ouviu Xeníades louvar o valor do filósofo em atos e palavras (D.L., 6.82). Mas que verdade histórica pode ser atribuída ao papel de Xeníades na biografia de Diógenes? Devemos acreditar que o filósofo passou o resto de sua vida na casa de Xeníades ou que, como contam outras histórias, ele viveu como um homem livre, em seu tonel em Corinto no verão e em Atenas no inverno? O episódio que tem a participação de Mônimo em D.L. 6.82 indica que pode haver um certo núcleo de verdade na história, em torno do qual se formaram diversas invenções. Seja como for, o tema da venda de Diógenes foi reutilizado por Menipo em seu Venda de Diógenes (D.L., 6.29), por Eubulo em sua obra de mesmo nome (D.L., 6.30) e por Cleomenes em seu Paidagôgikos (D.L., 6.75).



Cf. RE 9A2 (1967) cols. 1439-40 (von Fritz)



Artigo Relacionado:

Lista de Filósofos Cínicos


Enfermeiro formado pela UFRJ. Pós-graduado em saúde mental. Humanista. Áreas de interesse: Cinismo; materialismo francês; Sade; Michel Onfray; ética. Idealizador e escritor do Portal Veritas desde dez/2005.

2 comentários :

  1. Eu não entendo absolutamente nada de filosofia, ams nietzsche dizia que os filosofos tinham um defeito hereditário de partir do homem atual e acreditar que analisando-o alcaçam seu objetivo, ams que isso não passa de um testemunho do homem atual.
    hahahahaha

    ResponderExcluir
  2. veioo vc saca muito de filosofia nossa, fico pasmo juro...

    http://cemiteriodaspalavrasperdidas.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Caro leitor do Portal Veritas, ao escrever uma consideração, algumas medidas devem ser observadas.

Considerações sobre uma publicação APENAS devem ser tecidas na publicação relativa. Toda e qualquer consideração sem relação não será aceita pela gerência.

Caso haja necessidade de escrever algo sem nenhuma relação específica com qualquer publicação, utilize o LIVRO DE VISITAS, anunciado no menu do portal. Nele serão aceitas sugestões, comentários, críticas, considerações diversas sobre vários temas.

Em necessidade de contato com a gerência de modo privado, sugerimos o FALE CONOSCO, também no menu. Todas as mensagens são devidamente respondidas.

Agradecemos pela colaboração!


Breno Lucano
Gerente do Portal Veritas