Ética Materialista: Hedonismo de Onfray

A ética da estética é proposta pelo filósofo materialista Michel Onfray (1959 - ), muito lido na atualidade e fundador da Universidade  Popular de Caen,  no  norte  da França.  Escreveu A Arte de Ter Prazer: um Materialismo Hedonista (1991), A Escultura de Si (1991), A Invenção do Prazer (2002)  e Teoria do Corpo  Amoroso (2000).

Onfray enaltece os ideais hedonistas contra a moral cristã da  renúncia e da mortificação. Em lugar da virtude cristã deve ser afirmada a moral estética e renascentista do esculpimento jubiloso de si, realizando a vida transbordante, a fineza, a palavra dada, a amizade, a afetividade, o talento, o heroísmo da individualidade forte, o prazer aristotélico. Ouve-se os e cos de Nietzsche.



Melhor é acrescentar vida aos dias,
que dias a vida.  

Rita Montacini, Nobel de Medicina em 1986. 

 Para acabar com a monogamia, a fidelidade, a família e o casamento, para conter o  modelo cristão de relação entre os sexos, devemos voltar às filosofias materialistas da antiguidae greco-romana. O ideal judeu, platônico e cristão (que comporta a misoginia, o ódio ao prazer, o desprezo do corpo e o poder do macho) deve ser substituído  pela liberdade amorosa e pelo  amor livre, conforme o id eal hedonista dos cínicos: indivíduos que se comportavam como os cães, portavam barba e  mochila, copulavam publicamente, usavam  bebidas de masturbação , professavam o a teísmo radical e a política libertária, ridiculizavam  as t eorias racionais com a ironia e o humor, provocavam a civilização recomendando o canibalismo, a omofagia (carne crua), o incesto e a recusa do sepultamento.

 É preciso  descristianizar a ética e realizar um prazer libertino: viver as paixões s em perder a si mesmo na relação com o outro.


MARCHIONNI,  Antônio. Ética, a Arte do Bom. Editora Vozes: Petrópolis, 2008.  p. 221-222 






Enfermeiro formado pela UFRJ. Pós-graduado em saúde mental. Humanista. Áreas de interesse: Cinismo; materialismo francês; Sade; Michel Onfray; ética. Idealizador e escritor do Portal Veritas desde dez/2005.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Caro leitor do Portal Veritas, ao escrever uma consideração, algumas medidas devem ser observadas.

Considerações sobre uma publicação APENAS devem ser tecidas na publicação relativa. Toda e qualquer consideração sem relação não será aceita pela gerência.

Caso haja necessidade de escrever algo sem nenhuma relação específica com qualquer publicação, utilize o LIVRO DE VISITAS, anunciado no menu do portal. Nele serão aceitas sugestões, comentários, críticas, considerações diversas sobre vários temas.

Em necessidade de contato com a gerência de modo privado, sugerimos o FALE CONOSCO, também no menu. Todas as mensagens são devidamente respondidas.

Agradecemos pela colaboração!


Breno Lucano
Gerente do Portal Veritas