Ca 360-280 aC. Era irmão do filósofo megárico Pasicles, marido de Hipárquia de Maronéia e aluno de Diógenes. No entanto, Hipóboto afirmava que ele era aluno de Brison, o Aqueu (DL 6.85), e não de Diógenes. Ele aderiu ao cinismo depois de assistir a uma tragédia que apresentaa o personagem Telefo carregando uma cestinha humilde e com uma aparência totalmente miserável (DL 6.87). Suas obras literárias incluem tragédias, elegias, paródias, um poema em hexâmetros intitulado Pera (mochila), um Hino à Simplicidade, Cartas e um Elogio à Lentilha. Metrocles, Zenão, Clentes, Hipárquia e Mônimo foram seus discípulos, além de Cleomenes, Teombroto e Menipo.
Cf RE 11.2 (1922)
Lista de Filósofos Cínicos
Cf RE 11.2 (1922)
Artigo Relacionado:
Lista de Filósofos Cínicos
Nenhum comentário :
Postar um comentário
Caro leitor do Portal Veritas, ao escrever uma consideração, algumas medidas devem ser observadas.
Considerações sobre uma publicação APENAS devem ser tecidas na publicação relativa. Toda e qualquer consideração sem relação não será aceita pela gerência.
Caso haja necessidade de escrever algo sem nenhuma relação específica com qualquer publicação, utilize o LIVRO DE VISITAS, anunciado no menu do portal. Nele serão aceitas sugestões, comentários, críticas, considerações diversas sobre vários temas.
Em necessidade de contato com a gerência de modo privado, sugerimos o FALE CONOSCO, também no menu. Todas as mensagens são devidamente respondidas.
Agradecemos pela colaboração!
Breno Lucano
Gerente do Portal Veritas