Helvídio Prisco

Helvidius Priscus, dissidente estóico; pretor em 70 DC

A condenação de seu sogro, Trásea Peto, freou bruscamente a promissora carreira senatorial de Caio Helvídio Prisco, e ele retirou-se para Apolônia. Voltou a Roma no tempo de Galba, com a esperança de poder atacar o acusador de Trásea, Éprio Marcelo, mas não conseguiu. Como pretor, assumiu uma atitude perigosamente provocativa contra Vespasiano, que posteriormente foi forçado a bani-lo. Helvídio foi morto no exílio - diz-se que contra a vontade de Vespasiano.

Um dos principais dissidentes do principado de seu tempo, Helvídio só foi superado por Trásea, e sempre exerceu grande influência. Sua posição foi mantida por seu filho (que tinha o mesmo nome), amigo do jovem Plínio, morto no tempo de Domitiano.


Artigos Relacionados:


Galba

Nero

Cláudio


Árria

Lucano



Enfermeiro formado pela UFRJ. Pós-graduado em saúde mental. Humanista. Áreas de interesse: Cinismo; materialismo francês; Sade; Michel Onfray; ética. Idealizador e escritor do Portal Veritas desde dez/2005.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Caro leitor do Portal Veritas, ao escrever uma consideração, algumas medidas devem ser observadas.

Considerações sobre uma publicação APENAS devem ser tecidas na publicação relativa. Toda e qualquer consideração sem relação não será aceita pela gerência.

Caso haja necessidade de escrever algo sem nenhuma relação específica com qualquer publicação, utilize o LIVRO DE VISITAS, anunciado no menu do portal. Nele serão aceitas sugestões, comentários, críticas, considerações diversas sobre vários temas.

Em necessidade de contato com a gerência de modo privado, sugerimos o FALE CONOSCO, também no menu. Todas as mensagens são devidamente respondidas.

Agradecemos pela colaboração!


Breno Lucano
Gerente do Portal Veritas