Helvidius Priscus, dissidente estóico; pretor em 70 DC
A condenação de seu sogro, Trásea Peto, freou bruscamente a promissora carreira senatorial de Caio Helvídio Prisco, e ele retirou-se para Apolônia. Voltou a Roma no tempo de Galba, com a esperança de poder atacar o acusador de Trásea, Éprio Marcelo, mas não conseguiu. Como pretor, assumiu uma atitude perigosamente provocativa contra Vespasiano, que posteriormente foi forçado a bani-lo. Helvídio foi morto no exílio - diz-se que contra a vontade de Vespasiano.
Um dos principais dissidentes do principado de seu tempo, Helvídio só foi superado por Trásea, e sempre exerceu grande influência. Sua posição foi mantida por seu filho (que tinha o mesmo nome), amigo do jovem Plínio, morto no tempo de Domitiano.
Artigos Relacionados:
GalbaUm dos principais dissidentes do principado de seu tempo, Helvídio só foi superado por Trásea, e sempre exerceu grande influência. Sua posição foi mantida por seu filho (que tinha o mesmo nome), amigo do jovem Plínio, morto no tempo de Domitiano.
Artigos Relacionados:
Nero
Cláudio
Árria
Lucano
Nenhum comentário :
Postar um comentário
Caro leitor do Portal Veritas, ao escrever uma consideração, algumas medidas devem ser observadas.
Considerações sobre uma publicação APENAS devem ser tecidas na publicação relativa. Toda e qualquer consideração sem relação não será aceita pela gerência.
Caso haja necessidade de escrever algo sem nenhuma relação específica com qualquer publicação, utilize o LIVRO DE VISITAS, anunciado no menu do portal. Nele serão aceitas sugestões, comentários, críticas, considerações diversas sobre vários temas.
Em necessidade de contato com a gerência de modo privado, sugerimos o FALE CONOSCO, também no menu. Todas as mensagens são devidamente respondidas.
Agradecemos pela colaboração!
Breno Lucano
Gerente do Portal Veritas