Crisipo, Co-Fundador do Estoicismo

Foi Crisipo quem restabeleceu a unidade no seio da escola estóica 1; em primeiro lugar, devido à sua personalidade, depois, pela sua douta dialética que lhe permitiu entrar em luta com os seus adversários. Nasceu por volta de 280 a.C., em Soles, cidade célebre em toda a Antioquia pelo incorreto falar dos seus habitantes, ou em Tarso, onde viria a nascer mais tarde são Paulo.

Uma lenda suspeita apresenta-o como um corredor de fundo profssional. Parece que Crisipo, ao contrário de Cleanto, teria sido um homem bastante orgulhoso e seguro de si; assim, terá respondido um dia a alguém que lhe perguntou a quem poderia confiar seu filho:


"A mim, pois se eu conhecer alguém que me ultrapasse, ir-lhe-ei pedir lições de Filosofia."




Prolixo e falando uma língua incorreta, parece ter sido um trabalhador incansável; Diógenes Laércio afirma que ele escreveu mais de 705 obras e deixa-nos uma lista incompleta de títulos de 119 escritos lógicos e de 43 escritos éticos. Crisipo gostava de fazer numerosas e longas citações, a tal ponto que numa das suas obras citou a Medeia de Euripedes quase toda. A sua personalidade opunha-se muitas vezes à dos fundadores da doutrina e talvez até indispusesse com Cleantes. Seja como for, este ao morrer em 232 a.C. deixou-lhe a direção do Pórtico.

O aspecto dominante do ensino de Crisipo é o dogmatismo polêmico apoiado numa dialética sutil. O Pórtico tinha efetivamente de lutar contra as argúcias sofisticas da escola de Mégara frequentemente designada escola erística 2, e contra as sutilezas da Nova Academia que, sob o impulso de Arcésilas, tendi para o ensino de um ceticismo mitigado apoiado por uma discurssão que visava a refutação de todo a discussão proposta. Crisipo era de tal forma contra a Nova Academia que foi alcunhado de "faca cortante das armadilhas acadêmicas". Ele próprio tinha uma tal confiança na sua capacidade de argumentação que dizia que só lhe eram necessários os dogmas da doutrina estóica, pois era capaz de encontrar sozinho as provas que os fundamentavam... "Se os deuses praticam a dialética não se servem senão da de Crisipo", dizia naturalmente. Com ele o estoicismo toma um caráter verdadeiramente sistemático, se bem que fosse muito usual a expressão: "sem Crisipo não há Pórtico".

Enquanto naquela época os reis recorriam naturalmente aos chefes de escola como conselheiros, Crisipo parece ter tido um grande desprezo pelos grandes: não só não dedicou qualquer um dos seus livros a um rei mas ainda se recusou a acompanhar Sferos para responder ao convite de Ptolomeu. Morreu com a idade de 80 anos, segundo uns, depois de ter bebido vinho doce, segundo outros, depois de ter rebentado a rir ao ver um burro a comer figos.


Notas:

1. O Estoicismo é também conhecido como Stoa ou Filosofia do Pórtico.

2. Do grego eristicé: amante das controvérsias.




BRUN, Jean. O Estoicismo. Edições 70, Lisboa.




Artigos Relacionados:

Ética Estóica - Os Preferíveis (Proegmena)

O Bem Estóico e a Atenuação das Paixões

Stoa e a Idade do Ouro: Retorno ao Mito da Criação do Homem

Estoicismo - Ética




Enfermeiro formado pela UFRJ. Pós-graduado em saúde mental. Humanista. Áreas de interesse: Cinismo; materialismo francês; Sade; Michel Onfray; ética. Idealizador e escritor do Portal Veritas desde dez/2005.

10 comentários :

  1. Li tudo, porém não entedi alguma coisas que esse cara traz e realizou.
    Acho que o texto fico meio afastado para o público leigo (eu).

    Renan Sparrow

    ResponderExcluir
  2. Assunto interessante... vou até gravar seu blog aqui para voltar mais vezes, com calma, e ler mais... me interesso por filosofia, apesar de não ser introduzido no assunto.

    ResponderExcluir
  3. Renan, o objetivo do texto, à priori, era apenas apresentar Crisipo como o co-fundador de um dos sistemas filosóficos mais influentes da antiguidade, rivalizando com a Academia de Platão, o Liceu de Aristóteles e o Jardim de Epicuro.

    Num momento mais oportuno, apresentaremos um pouco sobre o pensamento crisipiano e seu influxo no Estoicismo.

    Sugiro a leitura dos artigos relacionados. Eles trazem algumas informações relevantes.


    Breno Bastos
    Gerente do Portal Veritas

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Pois então, vivendo e aprendendo sempre...eu conhecia algo de filosofia e sobre o estoicismo fundado por Zenon, mas nunca tinha ouvido falar de Crisipo.

    Até agora...rsss

    Gostei do que foi escrito. Saiu do lugar comum do que geralmente se escreve sobre filosofia ( ao menos aos leigos como eu).

    Abs!

    PS: As especulações sobre a forma como Crisipo morreu são engraçadas...hehehe!

    ResponderExcluir
  5. Sempre quis entender o que é estoicismo. Ouvi uma vez esse termo num filme e fiquei na dúvida. Mas também nunca tive a hombridade de procurar no dicionário hehe.

    Abraço!
    Gabriel.

    ResponderExcluir
  6. tb achei um assunto complexo pra leigos como eu tb, mas nao deixa de ser uma forma rapida e facil de introduzir o assunto

    ResponderExcluir
  7. sempre ouvia fala do tema mais nunca entendia deu pra entendo um poco mesmo pra mim leigo no assunto!
    abraço

    www.ruivosuburbano.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Interessante!
    Mostra que não é só os que tem uma fala culta que conseguem ir longe.
    Não sabia nada sobre Crisipo.
    Super interessante mesmo.

    Boa volta á Blogosfera.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  9. fico imaginando os filosofos dialogando nas praças..
    e os sofitas se aproveitando dos pobres de conhecimento...
    rs
    http://www.maquinazero.com.br

    ResponderExcluir
  10. Etoicismo

    nunca havia ouvido falar
    ess é nova
    parabéns

    Mente aberta°°°°°Vida livre

    ResponderExcluir

Caro leitor do Portal Veritas, ao escrever uma consideração, algumas medidas devem ser observadas.

Considerações sobre uma publicação APENAS devem ser tecidas na publicação relativa. Toda e qualquer consideração sem relação não será aceita pela gerência.

Caso haja necessidade de escrever algo sem nenhuma relação específica com qualquer publicação, utilize o LIVRO DE VISITAS, anunciado no menu do portal. Nele serão aceitas sugestões, comentários, críticas, considerações diversas sobre vários temas.

Em necessidade de contato com a gerência de modo privado, sugerimos o FALE CONOSCO, também no menu. Todas as mensagens são devidamente respondidas.

Agradecemos pela colaboração!


Breno Lucano
Gerente do Portal Veritas