Palestra Sobre Ética - Uma Proposta Pedagógica

Há um ano e meio, ministrei uma série de palestras numa escola pública de ensino médio no Rio de Janeiro, segundo o convite de sua direção. A proposta era ética e cidadania. Depois de muito pensar em como eu poderia fazer a discurssão e montar o plano de aula, o trabalho foi desenvolvido com sucesso.



Tomei por base o mito platônico Anel de Giges, encontrado no diálogo República. Trata-se de um mito pequeno, mas de fecunda reflexão sobre o bem e o mal. Sentamos em círculo, lemos e discutimos o texto com o auxílio de algumas perguntas para reflexão que havia preparado com antecedência.

Também executei o episódio 10 da quarta temporada do seriado One Tree Hill, que aqui no Brasil é chamado Lances da Vida. O episódio, em português, se chama Canções Para Amar e Morrer. Surpreendentemente, esse espisódio se adequa às propostas do Anel de Giges, conduzindo a reflexão para os motivos geradores da moralidade. Nesse sentido, também usei, como subsídio, a interpretação que Comte-Sponville faz do mito platônico no livro Viver, sempre articulando com o recurso áudio-visual do seriado.

Forneço os links para download do episódio de One Tree Hill, do Anel de Giges e o texto de Comte-Sponville:



Filósofo por paixão. Ex-seminarista da Ordem dos Franciscanos. Humanista. Áreas de interesse: Cinismo; materialismo francês; Sade; Michel Onfray; ética. Idealizador e escritor do Portal Veritas desde dez/2005.