Claudio Pompeano/Pompeiano


Claudius Pompeianus
, cônsul, antes de 167 d.C (?) e em 173 d.C.

Senador originário de Antioquia, de família humilde, Tibério Cláudio Pompeano casou-se com a filha de Marco Aurélio, Lucilla, logo após a morte de Vero, em 169. Foi o principal general de Marco na guerra na Germânia e, depois da morte do imperador, tentou persuadir Cômodo a continuar a guerra, mas não obteve sucesso. Quando seu sobrinho se envolveu numa conscpiração contra Cômodo, Cláudio retirou-se da vida pública, alegando problemas de saúde e de visão, mas voltou a Roma quando Cômodo foi assassinado em 192.

Pertinace, de quem fora oficial comandante e patrono, ofereceu-lhe o trono num gesto formal, mas Cláudio sabiamente recusou. Depois do assassinato de Pertinace, Dídio Juliano convidou-o a participar do poder imperial, mas ele recusou de novo.

Foi Cônsul em 173 e em algum momento antes de 167.


Artigo Relacionado:

Marcus Aurelius: Homem, Filósofo e Guerreiro

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Caro leitor do Portal Veritas, ao escrever uma consideração, algumas medidas devem ser observadas.

Considerações sobre uma publicação APENAS devem ser tecidas na publicação relativa. Toda e qualquer consideração sem relação não será aceita pela gerência.

Caso haja necessidade de escrever algo sem nenhuma relação específica com qualquer publicação, utilize o LIVRO DE VISITAS, anunciado no menu do portal. Nele serão aceitas sugestões, comentários, críticas, considerações diversas sobre vários temas.

Em necessidade de contato com a gerência de modo privado, sugerimos o FALE CONOSCO, também no menu. Todas as mensagens são devidamente respondidas.

Agradecemos pela colaboração!


Breno Lucano
Gerente do Portal Veritas