Diógenes de Apolônia

(57) Diógenes de Apolônia, filho de Apolôtemis, foi um filósofo naturalista muito famoso. Segundo Antístenes recebeu lições de Anaxímenes, porém foi contemporâneo de Anaxagoras. Deste último, Demétrios de Fáleron diz em sua Apologia de Sócrates que foi tão invejado em Atenas que quase perdeu a vida lá.


Suas doutrinas são as seguintes. O elemento originário é o ar. Os mundos são infinitos e o vazio é infinito. O ar, condensando-se e rarefazendo-se, gera os mundo. Nada passa a existir a partir do não-ser, e nada se resolve no não-ser. A terra é redonda e está firmemente posta no meio, depois de chegar à sua constituição segundo a revolução proveniente do calor e o congelamento proveniente do frio. As primeiras palavras de sua obra são as seguintes: "No preâmbulo de qualquer discurso parece-me necessário estabelecer-se um princípio irrefutável e fazer-se uma exposição simples e elevada."


Diógenes Laércio, Livro IX, Cap. 9


Enfermeiro formado pela UFRJ. Pós-graduado em saúde mental. Humanista. Áreas de interesse: Cinismo; materialismo francês; Sade; Michel Onfray; ética. Idealizador e escritor do Portal Veritas desde dez/2005.

Um comentário :

  1. Muito bom o post, Breno. Ah, eu havia feito uma pergunta só que não sei se respondeu vou verificar no seu blog.

    ResponderExcluir

Caro leitor do Portal Veritas, ao escrever uma consideração, algumas medidas devem ser observadas.

Considerações sobre uma publicação APENAS devem ser tecidas na publicação relativa. Toda e qualquer consideração sem relação não será aceita pela gerência.

Caso haja necessidade de escrever algo sem nenhuma relação específica com qualquer publicação, utilize o LIVRO DE VISITAS, anunciado no menu do portal. Nele serão aceitas sugestões, comentários, críticas, considerações diversas sobre vários temas.

Em necessidade de contato com a gerência de modo privado, sugerimos o FALE CONOSCO, também no menu. Todas as mensagens são devidamente respondidas.

Agradecemos pela colaboração!


Breno Lucano
Gerente do Portal Veritas