Crates de Atenas

(21) Crates, cujo pai chamava-se Antigenes, nasceu em Atenas no demo de Tria; foi aluno e ao mesmo tempo amásio de Polêmon, a quem sucedeu como escolarca. Os dois eram a tal ponto apaixonados um pelo outro que não somente tinham os mesmos interesses e atividades, mas também ate o último alento tornaram-se cada vez mais semelhantes entre si, e depois de mortos tiveram uma seputura comum. Por isso, Antagoras escreveu sobre ambos o seguinte epigrama:


"Estrangeiro que passas, dize que nesse sepulcro jazem Crates divino e Polemon, homens magnânimos pela concórdia, de cujos lábios inspirados fluíram palavras sagradas, e cuja existência, assentada em doutrina sadia, preparou-os para uma brilhante imortalidade."

 

(22) Ainda por isso Arcesilau, que havia deixado Teofrasto e ido para a sua escola, disse deles que ambos eram deuses ou remanescentes da idade de ouro. Desdenhavam a popularidade, assemelahndo-se mais ao flautista Dionisôdoros, que se vangloriava, segundo diziam, pelo fato de ninguém ter ouvdo suas melodias -  todos preferiam as de Ismenias - nem numa trirreme, nem juntoa uma fonte. Segundo Antígono, Crates tinha a mesa em comum com Crântor, e ambos e Arcesilau viviam juntos em harmonia. Arcesilau e Crântor moravam na mesma casa, enquanto Polêmon e Crates viviam com Lisiclés, um dos cidadãos. Como já dissemos, Crates era o amásio de Polêmon, e Arcesilau de Crantor.

(23) De acordo com Apolodoro no terceiro livro de sua crônica, Crates, ao morrer, deixou muitas obras; algumas sobre filosofia, outras sobre a comédia, e ainda orações pronunciadas diante do povo ou por ocasião de ambaixadas; deixou também discípulos ilustres, entre os quais Arcesilau, que ouviu suas lições e de quem falaremos depois (ele foi igualmente discípulo de Crates); outro foi Bíon de Boristenes, conhecido mais tarde como o Teodoreano por causa da escola a que se untou (falaremos dele em seguida a Arcesilau).


DL, Livro IV,


Enfermeiro formado pela UFRJ. Pós-graduado em saúde mental. Humanista. Áreas de interesse: Cinismo; materialismo francês; Sade; Michel Onfray; ética. Idealizador e escritor do Portal Veritas desde dez/2005.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Caro leitor do Portal Veritas, ao escrever uma consideração, algumas medidas devem ser observadas.

Considerações sobre uma publicação APENAS devem ser tecidas na publicação relativa. Toda e qualquer consideração sem relação não será aceita pela gerência.

Caso haja necessidade de escrever algo sem nenhuma relação específica com qualquer publicação, utilize o LIVRO DE VISITAS, anunciado no menu do portal. Nele serão aceitas sugestões, comentários, críticas, considerações diversas sobre vários temas.

Em necessidade de contato com a gerência de modo privado, sugerimos o FALE CONOSCO, também no menu. Todas as mensagens são devidamente respondidas.

Agradecemos pela colaboração!


Breno Lucano
Gerente do Portal Veritas