Trásea Peto

Questor lendo a sentença de morte ao
senador Thrasea Paetus, de Fyodor Bronnikov
Trásea Peto (Thrasea Paetus), dissidente estóico, cónsul em 56 DC


Públio Clódio Trásea Peto foi a personagem mais influente que decidiu tornar público seu descontentamento com o início do principado. Suas origens remontam ao norte da Itália – Pádua -, e Tácito achava que o escândalo provocado nas pequenas cidades pela ida levada em Roma era o principal responsável pelas atitudes intransigentes de homens como Trásea.



Sua atitude independente no Senado – embora sempre em questões controvertidas – colocou muitas vezes Nero contra ele; sua ausência em certas ocasiões, para demonstrar lealdade, tornaram-se cada vez mais óbvias. Em 66 DC foi condenado e recebeu a honra de suicidar-se.



Foi amigo de Pérsio e Vespasiano, companheiro de Demétrio, o Cínico, e genro de Cecina Peto e Arria. Escreveu uma biografia de Catão Uticense e foi, por sua vez, objeto de uma biografia. Sua influência tornou-se especialmente marcante quando o reinado de Domiciano suscitou pressões e simpatias idênticas entre os sobreviventes dessa geração; desse fato deriva o interesse de Tácito.


Artigos Relacionados:


Nero

Cláudio


Calígula

Árria

Helvídio Prisco

Catão de Útica



Enfermeiro formado pela UFRJ. Pós-graduado em saúde mental. Humanista. Áreas de interesse: Cinismo; materialismo francês; Sade; Michel Onfray; ética. Idealizador e escritor do Portal Veritas desde dez/2005.

9 comentários :

  1. SE NAO ME ENGANO, ESTE AI, JA FOI CITADO EM ALGUM FILME [SOH E FILME PRA EU CONHECE-LO MESMO]

    "HONRA DE SUICIDAR-SE"
    ISSO NÃO ERA HONRA? ERA?

    ResponderExcluir
  2. - NOTA DO PORTAL VERITAS -

    De acordo com o código penal romano, as sentenças de morte variavam de acordo com o estado civil do acusado. A morte por crucificação era impetrada a estrangeiros, aqueles que, apesar de residirem sob solo romano, não possuem cidadania romana. Os dois exemplos mais ilustres são o de Cristo e os rebelados de Espártaco. Contam os anais que após o Triúnviro Crasso derrotar Espártaco, todos as outras centenas de escravos foram crucificados ao longo da via Ápia.

    A condenação por degolamento era impetrada por cidadãos romanos pertencentes à Ordem Plebéia, o povo, a maioria da população. O exemplo mais típico é o de São Paulo, narrado em Atos dos Apóstolos.

    A condenação por suicídio era impetrada aos membros da Ordem Senatorial. O suicídio, as vezes, era cometido mesmo sem qualquer motivo processual; decorria de acordo com a cultura romana de dignidade e da índole pessoal de cada subjetividade. Além de Trasea Peto, o filósofo Sêneca também foi condenado ao suicídio. Agripina, a Velha morreu por suicídio por vontade própria, deixando de comer.

    Breno Bastos
    Gerente do Espaço Veritas

    ResponderExcluir
  3. Mas não cabe a nós julçgarmos se era honra ou não, pois era a cultura deles. Do mesmo modo que não cabe a ninguem julgar a segurança ou a administração brasileira

    ResponderExcluir
  4. No japão tem isso, não? A pessoa comete suicídio para "reparar" um ato de desonra, e isso torna a pessoa honrada.

    Legal essa série de esculturas de Imperadores, e sua localizações.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns por propagar veementemente estas informações!!!

    você poderia falar sobre Lutero
    abs

    ResponderExcluir
  6. Também tive a impressão de ter visto essa em algum filme.....

    ResponderExcluir
  7. Acho um barato vcs colocarem o pefil de cada personagem da história grega ou romana. Cada dia que venho aqui aprendo mais um pouco.

    Abraço

    ResponderExcluir
  8. Acho que ser dado a honra de se suicidar tenha ligação com o ato da escolha, de não se estar totalmente a merce do outro... Muito interessante ter acesso a hábitos e costumes de tempos remotos! Parabéns pela proposta!!

    ResponderExcluir
  9. Ronny, uma das preocupações mais fundamentais da filosofia antiga é a proteção que o homem é capaz de obter da fortuna, da sorte. Alguns autores dirão que o pensamento greco-romano é eminentemente trágico, o que, no meu entendimento não está errado. Quando estóicos, cínicos e céticos proclamam a indiferença como meta ética, desejam se proteger do aspecto contingencial da existência, como fome, exílio e morte.

    Dessa forma, penso que a opção livre pelo suicídio esteja vinculada ao mesmo raciocínio: não se sobrepujar. E entenda bem: esse sobrepujar não significa ao outro, mas, principalmente, à ordem natural das coisas, em seu aspecto mais sombrio e tenebroso, às própria arbitrariedades e tiranias da fortuna, como dirão os romanos.


    Breno Bastos
    Gerente do Portal Veritas

    ResponderExcluir

Caro leitor do Portal Veritas, ao escrever uma consideração, algumas medidas devem ser observadas.

Considerações sobre uma publicação APENAS devem ser tecidas na publicação relativa. Toda e qualquer consideração sem relação não será aceita pela gerência.

Caso haja necessidade de escrever algo sem nenhuma relação específica com qualquer publicação, utilize o LIVRO DE VISITAS, anunciado no menu do portal. Nele serão aceitas sugestões, comentários, críticas, considerações diversas sobre vários temas.

Em necessidade de contato com a gerência de modo privado, sugerimos o FALE CONOSCO, também no menu. Todas as mensagens são devidamente respondidas.

Agradecemos pela colaboração!


Breno Lucano
Gerente do Portal Veritas