Filosofia Helenista

por Breno Lucano

A característica mais marcante da filosofia helenista é uma tendência à sistematização e ao dogmatismo. A filosofia aqui se faz em conjunto com vários filósofos, cada qual com sua contribuição. Criam-se várias comunidades filosóficas que se afirmam como um lar espiritual. O centro da filosofia é e continua sendo Atenas, onde Platão e Aristóteles haviam fundado as primeiras comunidades filosóficas. As especialidades que floresciam no helenismo, como a medicina, a matemática ou a filologia, em contrapartida, procuraram um novo lar, seja em Alexandria, Pérgamo ou Antioquia. Nessa separação espacial manifesta-se de forma sensível uma situação de concorrência entre as especialidades e a filosofia, que deve ser considerada na apreciação de certas particularidades da filosofia helenista. Pois, enquanto as especialidades viam a sua tarefa em investigar e sondar coisas desconhecidas, a filosofia estava mais interessada em ampliar e aclarar aquele saber que ela acreditava já estar à disposição.

A preocupação fundamental desse período é a felicidade. Não obstante todas as demais diferenças entre elas, o ponto comum que distingue a escola de Epicuro e o estoicismo é que eles consideravam as questões da moralidade prática como particularmente importantes, encaravam a filosofia como arte de viver e, por isso, viam na ética uma parte especialmente importante de sua doutrina.


Com certeza, a pesquisa filosófica não foi negligenciada nem pelo estoicismo nem entre os epicureus. Epicuro, por exemplo, escreve, entre outros, 28 livros sobre física. Para ele, no entanto, teoria e práxis, "esclarecimento e serenidade", estão estreitamente ligados.

A observação da natureza, a theoría, é uma parte essencial, por exemplo, da filosofia estóica, e também da epicuréia. Para os epicureus, por exemplo, a interpretação correta dos fenômenos naturais é de importância central para a felicidade, na medida em que ela liberta do medo resultante de avaliações erradas, por exemplo, sobre a essência dos deuses ou dos fenômenos da natureza. Teoria e práxis moral estão estreitamente ligadas. Ambas servem à terapia do "si-mesmo".

A sentença do estóico Epicteto, segundo a qual Deus colocou os seres humanos no mundo para que fossem não apenas contempladores, mas também intérpretes das suas obras ( Diss 1,6, 19-20), vale de certo modo também para os epicureus, como fica evidente no proêmio ao quinto livro de Lucrécio, De Rerum Natura. As escolas do helenismo tinham em vista as necessidades e problemas da vida no imanente: propondo a sua doutrina como uma especialidade (ars vitae) para uma vida boa e exitosa (eudaimonía); Epicuro, oferecendo esclarecimento e, por meio deste, libertação do temor e aquela tranquilidade interior que permitia ao ser humano "viver como um Deus na terra" (Epicuro, ep. Men. 135); o estoicismo, remetendo o ser humano dotado de razão ao mundo conduzido racionalmente pela providência, para assim promover aquele estado de felicidade que é possível ao ser humano; o pirronismo, por fim, pregando cautela em relação à postura dogmática como um meio para libertar-se da intranquilidade gerada pelo dogmatismo e encontrar a felicidade.

É lugar comum a afirmação segundo a qual após a morte de Alexandre, o Grande, e, com a universalização da cultura, a filosofia toma também um aspecto cosmopolita e universal. Contudo, essa suposição é, no mínimo, unilateral. É questionável se as modificações, por exemplo, na vida da pólis realmente foram tão radicais como às vezes se presume. Além disso, não se deve esquecer que a busca pela felicidade e o cuidado de si não seja uma exclusividade do período helênico: um grande exemplo aceito pelos filósofos helenistas é Sócrates, cuja pergunta "como devo viver?", formulada no Górgias, de Platão, é retomada como fio vermelho. O exemplum Socratis é especialmente influente nas escolas filosóficas do helenismo, e também nos primeiros séculos do período imperial. Por isso, em relação à pretensão da filosofia de ser especialidade para condução da vida, dever-se-á apontar para a rivalidade entre as escolas filosóficas, e sobretudo para a situação de concorrência frente às especialidades bastante exitosas.

Também o dogmatismo muitas vezes lamentado da filosofia helenista encontra aqui, no mínimo, uma explicação. O automatismo da transformação do saber correto em ação, propagado por Sócrates e Platão, havia se tornado problema. Por isso, busca-se uma postura do ser humano que torna o saber um elemento imperdível de quem atua e que, portanto, está sempre à sua disposição em qualquer situação. Trata-se, portanto, de tingir aquele que age com uma forma "pré-pronta" do saber, como descrito por uma imagem muito utilizada (Sêneca, epist. 71, 31; Marco Aurélio, Med. 5, 16). A filosofia transforma-se numa discurssão com textos considerados canônicos. Ela torna-se uma arte de interpretação, que não visa à originalidade, mas, ao contrário, procura remontar tudo a opiniões do fundador da respectiva escola. Desse modo foi demonstrado a subjetividade como propriedade do intérprete, um fenômeno que permanece sendo característico até a Antiguidade tardia - e para além dela - e mostra convergências com o procedimento judeu-cristão. Portanto, essa postura de modo algum exclui o pensamento vivo e autônomo, pois observando com mais precisão muitas vezes aspectos novos e estimulantes resultam sob o escudo protetor do dogmatismo, da ortodoxia e da autoridade. Na filosofia estóica, e também no epicurismo, o dogmatismo de modo algum era tão estéril e esclerosado como muitas vezes se afirma: temos, por exemplo, em Crisipo o segundo maior lógico de toda a antiguidade. Seguramente também por causa dessa capacidade de adaptação, especialmente as doutrinas de Epicuro, do cepticismo pirrônico, do cinismo, mas particularmente a dos estóicos, permanecem influentes até o século II d.C. Muitos elementos da filosofia helenista conseguiram chegar até mesmo à Antiguidade tardia dominada por Platão.



Artigos Relacionados:



Filosofia Como Salvação da Alma

      __________________________________________________________________


Tem vontade de conhecer mais sobre filosofia? Não deixe de conhecer nosso curso de filosofia promovido pela ISAED - Instituto Sul-Americano de Ensino à Distância.

Para saber mais, venha nos conhecer.








Um comentário :

  1. Essa comunidade me deixou feliz! Acho que tenho muito que aprender com vcs! Posso fazer parte?
    Podendo ou não muito obrigado por existirem.

    ResponderExcluir

Caro leitor do Portal Veritas, ao escrever uma consideração, algumas medidas devem ser observadas.

Considerações sobre uma publicação APENAS devem ser tecidas na publicação relativa. Toda e qualquer consideração sem relação não será aceita pela gerência.

Caso haja necessidade de escrever algo sem nenhuma relação específica com qualquer publicação, utilize o LIVRO DE VISITAS, anunciado no menu do portal. Nele serão aceitas sugestões, comentários, críticas, considerações diversas sobre vários temas.

Em necessidade de contato com a gerência de modo privado, sugerimos o FALE CONOSCO, também no menu. Todas as mensagens são devidamente respondidas.

Agradecemos pela colaboração!


Breno Lucano
Gerente do Portal Veritas