Nascido em Cirro, na Síria, no reinado de Adriano, Caio Avídio Cássio era filho de Avídio Heliodoro. Cônsul substituto em 160/169, destacou-se como peça importante na guerra contra os partos, durante o reinado de Marco Aurélio (162-166). Pôs fim à revolta dos bucólicos no Egito (172-173) e tornou-se Governador da Síria (talvez, também regente virtual do Oriente.
Em 175, instigado por rumores falsos quanto à morte de Marco Aurélio, e talvez com a cumplicidade de Faustina Menor - com quem parece ter tido uma aventura amorosa -, Avídio fez-se proclamar Imperador. Seu reinado durou apenas três meses (abril-julho de 175), e só foi reconhecido por algumas legiões do oriente. Foi assassinado por um cinturião quando Marco Aurélio preparava uma expedição para acabar com a revolta.
Artigo Relacionado:
Marcus Aurelius: Homem, Filósofo e Guerreiro
Nenhum comentário :
Postar um comentário
Caro leitor do Portal Veritas, ao escrever uma consideração, algumas medidas devem ser observadas.
Considerações sobre uma publicação APENAS devem ser tecidas na publicação relativa. Toda e qualquer consideração sem relação não será aceita pela gerência.
Caso haja necessidade de escrever algo sem nenhuma relação específica com qualquer publicação, utilize o LIVRO DE VISITAS, anunciado no menu do portal. Nele serão aceitas sugestões, comentários, críticas, considerações diversas sobre vários temas.
Em necessidade de contato com a gerência de modo privado, sugerimos o FALE CONOSCO, também no menu. Todas as mensagens são devidamente respondidas.
Agradecemos pela colaboração!
Breno Lucano
Gerente do Portal Veritas