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Marco Aurélio Distribui Pão ao Povo de Joseph-Marie Vien, 1765 |
No caso de Marco Aurélio, não há razão a priori para exigir consistência doutrinal. Mas podemos explicar esses aspectos de modo que faça sentido em seu modo de ver predominantemente estóico. O contraste entre mente (ou a divindade dominadora) e corpo pode ser tomado, como a terminologia aparentável em Epicteto, como expressão do tema ético estóico central da importância de perseguir a virtude em vez das vantagens corporais.2 O tema "providência ou átomos" é mais desafiador, embora em algumas passagens a questão apareça mais aberta que em outras.3 Mas pode ser importante Marco Aurélio reconhecer, em Meditações I 17, que ele próprio em verdade não concluirá o curículo tripartite estóico (incluindo a lógica e a física) que garantiria o entendimento cósmico que ele busca aplicar a sua própria vida. Portanto, há, quanto a esse aspecto, necessidade de que se assuma a visão de modo estóica (embora Marco Aurélio não assuma) - fato que talvez seja reconhecido em seu uso do tema "providência ou átomos".4
Notas:
1. A divisão é, grosso modo, entre mente, alma (ou espírito) e corpo: ver, por exemplo, Meditações II 2, III 16, VI 32, XIII 3.
2. Cf Gill (1997a), xi-xiii
3. Em Meditações IV 27, X 6, XI 18, a quetão (embora se coloque) parece presspor uma resposta providencial (estóica). Alhures (por exemplo II 11, VI 10, VII 32), a questão é deixada mais em aberto.
4. Annas (no prelo); para outras discurssões, Rist (1983), 29-40, Asmis (1989), 2250-1; para um exame da questão, Gill (1997a), 181-200.
GILL, Christopher. A Escola no Período Imperial Romano. In: INDWOOD, Brad. Os Estóicos. São Paulo: Odysseus Editora, 2006. p. 54-55
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