Segundo, o Filósofo Silencioso

Início do século II d.C. Conhecido apenas por uma vida lendária anônima. Depois da morte de sua mãe, pela qual ele foi responsável, impôs a si mesmo um voto de silêncio e foi, por isso, representado como um pitagórico. Ainda assim, diz-se que, no final de seus estudos, ele retornou à sua terra natal, "exibindo o ascetismo do cão, carregando um bastão e um alforje e deixando os cabelos e a barba crescerem."



O imperador Adriano tentou em vão fazê-lo romper o voto de silêncio, embora ele de fato tenha concordado em responder a vinte perguntas do imperador sobre temas filosóficos. Essas perguntas estão preservadas juntamente com a vita anônima. Poderíamos indagar se Segundo deveria ser identificado com o rétor ateniense de mesmo nome, que era conhecido como "o Chefe", professor de Herodes Ático, mencionado por Filóstrato (Vidas dos Sofistas 1.26).


Artigo Relacionado:

Lista de Filósofos Cínicos

Enfermeiro formado pela UFRJ. Pós-graduado em saúde mental. Humanista. Áreas de interesse: Cinismo; materialismo francês; Sade; Michel Onfray; ética. Idealizador e escritor do Portal Veritas desde dez/2005.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Caro leitor do Portal Veritas, ao escrever uma consideração, algumas medidas devem ser observadas.

Considerações sobre uma publicação APENAS devem ser tecidas na publicação relativa. Toda e qualquer consideração sem relação não será aceita pela gerência.

Caso haja necessidade de escrever algo sem nenhuma relação específica com qualquer publicação, utilize o LIVRO DE VISITAS, anunciado no menu do portal. Nele serão aceitas sugestões, comentários, críticas, considerações diversas sobre vários temas.

Em necessidade de contato com a gerência de modo privado, sugerimos o FALE CONOSCO, também no menu. Todas as mensagens são devidamente respondidas.

Agradecemos pela colaboração!


Breno Lucano
Gerente do Portal Veritas