(165) Hérilos nasceu em Cartago. Sustentava que o fim supremo é o conhecimento, isto é, viver sempre de maneira a fazer da vida conforme ao conhecimento padrão em tudo e não deixar enganar pela ignorância. Definia o conhecimento como a faculdade de acolher as apresentações, sem ceder a argumentos; às vezes Hérilos dizia que não existe um fim supremo único, mas que este muda de acordo com as circunstâncias e objetivos, da mesma forma que o bronze pode tornar-se uma estátua de Alexandre, o Grande, ou de Sócrates.
Distinguia ainda o fim principal do fim secundário; este último pode ser atingido pelos não-sábios e o outro somente pelo sábio. O que não é excelência nem deficiência é indiferente. Suas obras são breves, porém cheias de vigor, contendo controvérsias em resposta a Zenão.
(166) Dizem que Hérilo teve muitos admiradores quando era menino, porém Zenão conseguiu afastá-los, obrigando-o a raspar a cabeça (essa providência o desgostou).
Suas obras são as seguintes:
Diógenes Laércio, Livro VII, Capítulo 3
Distinguia ainda o fim principal do fim secundário; este último pode ser atingido pelos não-sábios e o outro somente pelo sábio. O que não é excelência nem deficiência é indiferente. Suas obras são breves, porém cheias de vigor, contendo controvérsias em resposta a Zenão.
(166) Dizem que Hérilo teve muitos admiradores quando era menino, porém Zenão conseguiu afastá-los, obrigando-o a raspar a cabeça (essa providência o desgostou).
Suas obras são as seguintes:
- Do Exercício
- Das Paixões
- Da Suposição
- O Legislador
- O Obstetra
- O Desafiante
- O Mestre
- O Revisor
- O Fiscal das Contas
- Hermes
- Medéia
- Diálogos
- Temas Éticos
Diógenes Laércio, Livro VII, Capítulo 3
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