TITO AURÉLIO FULVO ANTONINO (161 – 165), príncipe romano, irmão gêmeo de Cômodo
Tito Aurélio Fulvo Antonino e Lúcio Aurélio Cômodo nasceram em Lanúvio, em 31 de agosto de 161. Eles são as décima e décima-primeira crianças de Marco Aurélio e sua esposa Faustina. O primeiro foi o mais velho dos dois, porque Marco já havia dado esse nome a um de seus filhos, Tito Aurélio Antonino.
O nascimento dos dois garotos foi comemorado com cunhagem de moedas, e foram lembrados como presságios favoráveis em História Augusta (Cômodo, 1.4). Contudo, o mais velho foi o mais fraco das crianças. Numa carta de Frontão, professor de Marco, é mencionado que Fulvo Antonino tossia, mas que conseguira melhorar.
Em 165, o garoto morre e, em conformidade com a religião romana, é deificado. Enquanto isso, Cômodo era pequeno, e seu irmão mais novo, Anio Vero, falece. Isso faz com que Cômodo suceda seu pai no trono.
Numa inscrição de Several, em Tessalônica, demonstra que o garoto divinizado foi adorado até o terceiro século; seu templo foi transformado na igreja de são Demétrio. Isso foi extraordinário porque muitos cultos a imperadores, imperatrizes e príncipes divinizados foram abolidos pelo imperador Máximo Trácio (235-238). Parece que Divino Fúlvio foi adorado além do círculo do culto à estátua, algo extremamente raro. Ele foi recordado em maio.
De acordo com o autor grego Herodiano, que escreveu História do Império Romano, 1.2.1, Fulvo Antonino recebeu o apelido de Veríssimo.
_______
Artigos Relacionados:
Nenhum comentário :
Postar um comentário
Caro leitor do Portal Veritas, ao escrever uma consideração, algumas medidas devem ser observadas.
Considerações sobre uma publicação APENAS devem ser tecidas na publicação relativa. Toda e qualquer consideração sem relação não será aceita pela gerência.
Caso haja necessidade de escrever algo sem nenhuma relação específica com qualquer publicação, utilize o LIVRO DE VISITAS, anunciado no menu do portal. Nele serão aceitas sugestões, comentários, críticas, considerações diversas sobre vários temas.
Em necessidade de contato com a gerência de modo privado, sugerimos o FALE CONOSCO, também no menu. Todas as mensagens são devidamente respondidas.
Agradecemos pela colaboração!
Breno Lucano
Gerente do Portal Veritas