Imperador Marcus Aurelius no Danúbio: Ano de 166

Tradução de Breno de Magalhães Bastos


Os Primeiros Choques

Consulado de Quinto Servílio e Lúcio Fufídio Póllio
Sem que se possa precisar a data exata, em algum momento do ano 166 começaram os ataques. Hermunduros, marcomanos e quados – provavelmente também naristos e victumalos – lançaram as primeiras incursões ao longo de toda a linha fronteiriça do Danúbio. Em setembro daquele ano, os marcomanos e seus aliados lançam os primeiros ataques. As guarnições militares, em menor número, situados ao longo do rio, nada puderam faze frente a tamanha ofensiva.


Marco Aurélio, mais do que consciente do perigo representado pelas agressões, formou imediatamente um exército de defesa capaz de fazer frente às hordas invasoras. Recorreu a grande parte da guarda pretoriana, dez coortes – cada uma com aproximadamente 1000 homens – formadas pelas melhores tropas do império -, que se uniram às coortes urbanas (4 coortes de 480 homens) e as unidades de vigia (7 coortes de 480 homens), todas a serviço de Roma. A estas se somaram ainda as frotas da Classe Pretoriana Misenense e Classe Pretoriana Ravennatis, totalizando 20.000 homens, comandados pelo prefeito do pretório, I. Fúrio Victorino. Concomitantemente, o imperador continuava reunindo tropas e organizando um contra-ataque generalizado.

Enfermeiro formado pela UFRJ. Pós-graduado em saúde mental. Humanista. Áreas de interesse: Cinismo; materialismo francês; Sade; Michel Onfray; ética. Idealizador e escritor do Portal Veritas desde dez/2005.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Caro leitor do Portal Veritas, ao escrever uma consideração, algumas medidas devem ser observadas.

Considerações sobre uma publicação APENAS devem ser tecidas na publicação relativa. Toda e qualquer consideração sem relação não será aceita pela gerência.

Caso haja necessidade de escrever algo sem nenhuma relação específica com qualquer publicação, utilize o LIVRO DE VISITAS, anunciado no menu do portal. Nele serão aceitas sugestões, comentários, críticas, considerações diversas sobre vários temas.

Em necessidade de contato com a gerência de modo privado, sugerimos o FALE CONOSCO, também no menu. Todas as mensagens são devidamente respondidas.

Agradecemos pela colaboração!


Breno Lucano
Gerente do Portal Veritas